Açores

MIT Portugal promove conferência anual na Universidade dos Açores

O Programa MIT Portugal realiza no próximo dia 30 de Setembro a sua conferência anual, dedicada ao tema “The Atlantic as a platform for science & technological impact” (O Atlântico como plataforma de impacto científico e tecnológico), no auditório da Aula Magna da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.

Esta edição do encontro marca um momento especial, pois decorre pela primeira vez “em pleno Oceano Atlântico, entre Portugal continental e os EUA, onde se situa o MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts”.

Segundo o director nacional do Programa, Pedro Arezes, “é uma geografia simbólica para esta parceria transatlântica, reforçando o compromisso do MIT Portugal em centrar esforços no desenvolvimento de investigação de fronteira para dar resposta a alguns dos mais importantes desafios da sociedade, como as alterações climáticas ou a exploração espacial. O plano traçado colocará Portugal no mapa dos grandes contributos nestes domínios”.

A sessão de abertura da conferência contará com as intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, da Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Helena Pereira, do reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, e dos directores do Programa MIT Portugal, Dava Newman e Pedro Arezes.

O programa inclui uma participação alargada de docentes e investigadores do MIT, destacando-se a sessão plenária proferida por Jim Anderson, da Universidade de Harvard, EUA, pioneiro no estabelecimento de uma ligação entre os compostos químicos CFCs e o buraco na camada de ozono. Ciências do Clima, Ciência de Dados, Sistemas Terrestres, Cidades Sustentáveis e Transformação Digital serão os temas das várias sessões ao longo do dia.

Outro momento de realce será o reconhecimento do trabalho de investigação de alunos, com a atribuição do Prémio FLAD para o Melhor Poster, patrocinado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

De referir que o Programa MIT Portugal procura promover a investigação colaborativa entre o MIT e as universidades, centros de investigação, laboratórios e empresas nacionais. Em 2018 deu-se início a uma nova etapa, com o ano 2030 como horizonte, focada nos desafios globais actuais, nos quais Portugal pode oferecer uma contribuição re- levante e servir de laboratório-vivo para novas fronteiras da investigação. O programa resulta de uma parceria entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o MIT, sendo apoiado pelo MCTES e em colaboração com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER