Açores

Médica alvo de ameaças de morte

Uma médica foi “gravemente ameaçada” num centro de saúde os Açores, denunciou ontem o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS).

O caso remonta ao passado dia 10 de Julho, tendo um familiar de um utente proferido ameaças contra a profissional de saúde, que se encontrava no exercício nas suas funções.

“A colega, que exerce funções num centro de saúde sem apoio de vigilante, sofreu ameaças graves contra a integridade física e inclusive contra a sua vida, incluindo ameaças de perseguição contra si e a sua família”, avançou o Sindicato em comunicado, explicando que a “violência da situação obrigou a médica a refugiar-se dentro do gabinete trancado, a fim de evitar ser agredida”.

No mesmo comunicado, o SMZS manifestou “total solidariedade” para com a médica e lembra “ao Ministério da Saúde a justa reivindicação do estatuto de risco e penosidade acrescidos para a profissão médica”.

O Sindicato considera “inadmissível a sucessão de casos de violência e intimidação contra os médicos” e lembra que “há uma semana outra médica foi ameaçada num Centro de Saúde na região de Santarém, onde um médico foi também agredido durante uma consulta em maio de 2018”. O sindicato recorda ainda que, em Fevereiro, um médico foi “efectivamente agredido com arma branca no Hospital de Peniche”.

“Para o SMZS, os crescentes actos de violência contra os profissionais de saúde não são alheios à atitude da Ministra da Saúde, desvalorizando a profissão médica nem à resposta insuficiente que este Governo tem dado ao Serviço Nacional de Saúde. Tais actos comprometem o desempenho da actividade profissional e contribuem para o burnout que afecta hoje muitos médicos”, lê-se na nota enviada ontem às redacções.

O Sindicato considera ainda que as “administrações das instituições e o Ministério da Saúde não podem continuar a permitir que os seus profissionais trabalhem em condições de risco, sendo da sua responsabilidade criar as condições necessárias para garantir a segurança destes profissionais”.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close