Açores

Marcelo destacou profissionais de Saúde do Nordeste como “exemplo a nível nacional”

O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, disse no Domingo que os profissionais de saúde do Nordeste, concelho mais afectado pela pandemia da Covid-19 nos Açores, são um “exemplo a nível nacional”.

“Queria agradecer-vos a todos e a todos. É um exemplo a nível nacional. Um exemplo para todos nós, para todos os portugueses”, declarou o chefe de Estado em visita ao Centro de Saúde do Nordeste, onde foi recebido pelos profissionais de saúde da instituição.

O Presidente da República visitou no domingo o concelho do Nordeste, em São Miguel, que registou 54 casos de Covid- 19 e de onde eram provenientes 12 das 16 mortes pelo novo coronavírus nos Açores, todos utentes do lar de idosos do concelho.

“Houve, obviamente, outras situações críticas, como sabem em território nacional, mas esta foi uma que foi acompanhada com particular emoção e solidariedade”, afirmou, referindo-se à situação do Nordeste.

Marcelo Rebelo de Sousa valorizou ainda o “momento feliz” que os Açores vivem no combate à pandemia de covid-19, não apresentando nenhum caso activo, “uma situação muito rara na Europa e no mundo”.

“Pude acompanhar o percurso dos açorianos. Até este momento, que é um momento feliz para todos, por não haver nenhum caso activo, uma situação muito rara na Europa e no mundo”, destacou o chefe de Estado.

Na ocasião, Marcelo prometeu aos locais regressar em Agosto, embora “como cidadão” e não como Presidente.

“Sabemos que o vírus não desaparece. Sabendo nós que pode haver caso aqui caso acolá, isso não impede que sejam dados passos, desde que sejam sensatos e cautelosos, de abertura, tanto na economia, como na sociedade”, disse, destacando as mais valias da região enquando ponto turístico.

Decisão sobre data das eleições regionais

Marcelo disse também ser “possível” manter as eleições regionais dos Açores para o final deste ano, referindo que irá ouvir os partidos “entre o final deste mês e do mês que vem” sobre a data para o acto eleitoral.

“Vou ouvir as posições dos partidos sobre a fixação concreta das datas das eleições, mas a expectativa, estando a situação como está hoje e como se pensa que irá estar nos próximos meses, é que é possível” manter as eleições, destacou.

O Presidente do Governo Regional, que acompanhou o Presidente da República na visita ao Nordeste, aproveitou para agradecer o acompanhamento que Marcelo fez da situação da pandemia de Covid-19 nos Açores.

“Hoje, os Açores estão numa situação em que não registam qualquer caso activo de Covid-19. Esta é uma situação que, mais do que em si mesma, nos incentiva a continuar este trabalho, com a consciência das cautelas que temos de ter e com a consciência da probabilidade de surgir algum caso positivo na Região”, afirmou Vasco Cordeiro, que agradeceu a Marcelo Rebelo de Sousa, não apenas esta visita aos Açores, mas também o acompanhamento que, quer directamente, quer através do Representante da República, “sempre manifestou em relação à situação da Covid-19 nos Açores”. “Esta é a situação que temos e é com gosto que acolhemos o senhor Presidente da República nesta visita que aqui faz aos Açores”, referiu o Presidente do Governo.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close