Açores

Manifestações culturais dos Açores finalistas das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a Lenda das Sete Cidades (Ponta Delgada), as Cavalhadas de São Pedro (Ribeira Grande), as escamas de peixe (Ponta Delgada), as Festas em honra do Divino Espírito Santo (Calheta), a Chamarrita do Pico (Madalena) e o artesanato baleeiro (Lajes do Pico) são as sete manifestações culturais açorianas finalistas do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

A Organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas ao concurso de 2020 dedicado à Cultura Popular e o Painel de Especialistas, composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos nacionais e dos Açores e da Madeira, elegeu 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas, que participarão nas eliminatórias regionais.

As candidaturas dividem-se em várias categorias, nomeadamente Rituais e Costumes, Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Procissões e Romarias e Artefactos.

As 20 finais regionais correspondem a 20 programas, a transmitir em directo durante o mês de Julho, pela RTP1 e RTP Internacional, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso. Aqui, serão directamente apurados os 20 vencedores, através do voto popular.

As duas semifinais, que irão apurar os 14 finalistas, realizam-se a 23 e 30 de Agosto, enquanto a 5 de Setembro será efectuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

“Esta é uma qualificação que nos orgulha e demonstrativa da relevância das nossas tradições”, salientou Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara da Ribeira Grande, concelho onde se realizam as tradicionais Cavalhadas de São Pedro.

As Cavalhadas de São Pedro são um desfile a cavalo que integram a figura de um “rei” ladeado por dois lanceiros (vassalos), seguidos por duas alas com dezenas de cavaleiros, aparecendo no meio delas três corneteiros e com um fecho vigiado por outros dois lanceiros. O autarca destacou ainda a importância da nomeação para a divulgação do município.

“O concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular coloca o foco no turismo interno e convida os portugueses a conhecerem um pouco mais do país. A Ribeira Grande não foge à regra e a divulgação da tradição das Cavalhadas através do canal público de televisão reforça a premissa que já começamos a divulgar de, este ano, convidar as pessoas a fazerem férias cá dentro”, referiu.

Por seu turno, o Município da Madalena refere que apresentou, em Fevereiro deste ano, a candidatura da Chamarrita do Pico e das Festas do Divino Espírito Santo ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Portuguesa, “dando assim a conhecer ao país e ao mundo estes dois incontornáveis patrimónios locais, que exprimem a verdadeira identidade picarota, a fé e as nossas mais intrínsecas tradições, num hino ao nosso povo”.

Quanto às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres e a Lenda das Sete Cidades, foram submetidas às 7 maravilhas da Cultura Popular de Portugal pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e ambas as candidaturas estão também entre os finalistas nacionais.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close