Literatura inspira roteiros nos Açores

Views: 129

Terceira, Faial, Pico e São Miguel são as ilhas contempladas no novo roteiro turístico “Os Açores de Joel Neto e dos Grandes Escritores das Ilhas” lançado pela agência de viagens Pinto Lopes Viagens.

As duas primeiras viagens estão previstas já Julho e Setembro deste ano, com partidas de Lisboa e do Porto. O próprio autor receberá os viajantes na ilha Terceira, guiando-os pelas ilhas até à despedida, dez dias depois, em São Miguel.

“De avião e de barco, de autocarro e a pé” – anuncia a brochura desenvolvida pela agência de viagens –, “acompanhe Joel Neto pelas paisagens estonteantes de quatro das mais belas ilhas do arquipélago. Conheça os mitos e as lendas, os registos da historiografia oficial e as marcas que propõem uma nova historiografia ainda. Prove o peixe fresco e o marisco acabado de apanhar, a alcatra cozinhada em forno de lenha, com especiarias vindas das sete partidas do mundo, e o cozido confecionado nas próprias entranhas da terra”.

Os viajantes conhecerão alguns dos locais mais emblemáticos dos livros Arquipélago, A Vida no Campo e Meridiano 28 (entre outros), da autoria do anfitrião, mas não só: o próprio Joel Neto insistiu em que o roteiro passasse também pelos territórios de alguns daqueles que considera os seus mestres.

Explica o texto introdutório: “Recorde as atmosferas da poesia de Antero de Quental e Natália Correia, Emanuel Félix ou Emanuel Jorge Botelho. Conheça os panos de fundo dos romances de Vitorino Nemésio e Daniel de Sá, Álamo de Oliveira ou João de Melo.”

Descidas ao Algar do Carvão, jantares dançantes na Sociedade Amor da Pátria, subidas à montanha do Pico (opcionais) e passeios pelo Vale das Furnas são apenas alguns dos pontos em destaque no itinerário de Joel Neto, onde não faltará – como não falta nos seus livros – a gastronomia açoriana.

As datas e os preços das duas primeiras viagens serão divulgadas nos próximos dias pela Pinto Lopes Viagens.

A escritora Raquel Ochoa, o músico Rui Massena, o chef Henrique Sá Pessoa e a dupla de jornalistas Luís Pedro Nunes/Alfredo Cunha são apenas algumas das outras personalidades portuguesas que já aceitaram o repto da agência para a criação de roteiros no âmbito do projecto “Viagens com Autores”. A ideia é juntar turistas que já seguem as suas obras a outros que ainda nem as conheçam, mas possam vir a interessar-se por elas.

“Ouça os textos e discuta as ideias, se for do seu interesse. Mas, sobretudo” – acrescenta a Pinto Lopes Viagens no texto relativo aos Açores –, “deixe-se inebriar pela memória dos terramotos

e dos vulcões, da tenacidade e da aventura, do sonho e da magia que enformaram as suas personagens e, em geral, o carácter dessas inesquecíveis ilhas de bruma a que tantos dos melhores viajantes ofereceram um lugar entre os destinos a visitar ao menos uma vez na vida.”

Source:Diário dos Açores
Comments: 0

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.