Açores

IX Violas do Atlântico

Com viola Beiroa

A edição de 2019 do “Violas do Atlântico”, a decorrer entre 1 e 3 de Julho, vai contar com a presença do músico Ricardo Fonseca que apresentará a Viola Beiroa. “É a primeira vez que a Viola Beiroa visita os Açores neste contexto o que cria uma maior expectativa para a edição deste ano”, afirma a Associação de Juventude Viola da Terra, organizadora do evento.

O evento “Violas do Atlântico” realiza- se desde 2011 e tem trazido aos Açores tocadores de várias Violas de Arame de Portugal e do Brasil. Viola Madeirense, Braguesa, Toeira, Campaniça e Caipira (Brasil) têm-se juntado à Viola da Terra dos Açores para darem a conhecer a riqueza da Viola de Arame: suas características, repertórios, diferenças e especificidades.

Nesta edição, Ricardo Fonseca irá juntar-se ao açoriano Rafael Carvalho, este último com a Viola da Terra, para dois concertos – um em Ponta Delgada e outro na Ribeira Quente -, onde apresentarão as Violas a solo, falarão do seu contexto cultural e depois tocarão algumas peças em conjunto para demonstrar como estes instrumentos têm uma grande relação sonora, histórica e são capazes de um rico “diálogo musical”.

Segundo a organização, o “Violas do Atlântico” tem permitido “dar a conhecer o trabalho que é desenvolvido por outros dinamizadores da Viola de Arame e as realidades actuais da nossa viola em cada Região, promovendo cada vez mais o conhecimento sobre a viola e seus executantes. O evento tem proporcionado partilhas musicais únicas e é, hoje, uma referência dos festivais ligados à viola no nosso país”.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER