Açores

Indústria e comércio de São Miguel reabrem hoje

Os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços da ilha de São Miguel reabrem hoje, 22 de Maio, na sequência do calendário de levantamento das restrições definido pelo Governo dos Açores, que prevê que os serviços da Administração Regional retomem o atendimento ao público na Segunda-feira, 25 de Maio.

A reabertura destes serviços públicos e privados, que tem em conta o facto de permanecerem contidas as duas cadeias de transmissão activa na ilha de São Miguel, implica a adopção de uma série de medidas de higienização e de prevenção de contágio definidas pela Autoridade de Saúde Regional.

Neste sentido, os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços estão autorizados a reabrir hoje, desde que seja assegurado o cumprimento das condições relativas à lotação máxima, a higienização prévia dos espaços nos termos técnicos adequados, o uso de máscara no atendimento ao público e a disponibilização de desinfectante para as mãos.

No dia 25 de Maio, os serviços da administração regional, incluindo institutos públicos e empresas públicas, serão também reabertos em São Miguel, mas será mantido o regime de teletrabalho em todos os casos em que isso seja possível, em especial nos casos dos trabalhadores com mais de 60 anos, dos que sejam portadores de doenças crónicas, de grávidas ou dos que necessitem de apoiar os seus filhos até aos 14 anos ou, para além desta idade, em situações especiais.

Em todos os serviços de atendimento ao público é obrigatório o uso de máscara pelos funcionários públicos e a disponibilização de desinfectante para as mãos, bem como o respeito pelas regras de distanciamento físico.

Também a partir de Segunda-feira, 25 de Maio, o horário entre as 09h00 e as 11h00, nos serviços da administração regional, será exclusivo para atendimento aos cidadãos de grupos mais vulneráveis, nomeadamente pessoas com mais de 60 anos, grávidas, portadores de doenças crónicas ou com necessidades especiais.

Neste dia serão também retomadas as aulas presenciais nas disciplinas sujeitas a exame nacional para os alunos do 11.º e do 12.º ano de São Miguel, sendo obrigatório que as escolas procedam à higienização prévia das salas de aula e dos espaços comuns, bem como o uso de máscara e a disponibilização de desinfectante para as mãos, para toda a comunidade educativa.

Museus, bibliotecas públicas, jardins, reservas, monumentos naturais, centros ambientais e de interpretação e espaços de visitação públicos são outros dos equipamentos que vão reabrir na Segunda-feira, 25 de Maio, dia em que está ainda autorizada a abertura de zonas balneares, assegurado o cumprimento das condições de distanciamento físico.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close