Açores

Hotéis já perderam mais de 33 milhões de euros

 

Hotéis já perderam mais de 33 milhões de euros-Milenio Stadium-Açores
Furnas Boutique Hotel- Tripadvisor

 

O sector do turismo nos Açores está a ser mais afectado do que no resto do país. Enquanto no arquipélago, de Janeiro a Junho, regista-se uma quebra de 73,5% nas dormidas, no país a quebra é de 65,9%.

Neste primeiro semestre os estabelecimentos hoteleiros açorianos já perderam mais de 33 milhões de euros nos proveitos totais, uma vez que totalizaram este ano apenas 10 milhões de euros (uma quebra de 76%), quando no mesmo período do ano passado tinham arrecadado 43 milhões de euros.

O mês de Junho é significativo, com resultados nos proveitos da ordem de apenas 535 mil euros, quando em Junho do ano passado tinham registado 12 milhões de euros.

O ano tinha começado bem, com Janeiro a registar proveitos na ordem dos 3,2 milhões de euros (2,9 milhões em 2019), Fevereiro manteve a subida, de 3,4 para 3,9 milhões de euros, mas depois, nos meses do início da pandemia, a quebra foi acentuada: de 5,2 para 2,4 milhões de euros em Março, não havendo registos em Abril e Maio devido ao encerramento dos hotéis.

Os custos com pessoal na hotelaria reflectem, igualmente, a profunda crise que se vive no sector, que vinha aumentando de Janeiro a Março devido à contratação de mais pessoal, mas depois verifica-se a queda abrupta.

Em Janeiro os custos com pessoal representavam 2,7 milhões de euros, quando no mesmo mês do ano passado tinham sido 2,3 milhões.

Fevereiro seguiu a tendência, passando de 2,3 para 2,6 milhões de euros e Março ainda conseguiu registar um ligeiro aumento de custos, de 2,5 para 2,7 milhões de euros.

No mês de Junho foi o afundanço, passando dos 3 milhões do ano passado para apenas 1 milhão este ano, reflectindo a diminuição de pessoal ao serviço, que foi em Junho de apenas 762 pessoas, quando em 2019 tinham ao serviço 2.467 pessoas.

Em Janeiro deste ano havia 2.272 pessoas aos serviço da hotelaria, mais do que as 2.073 do ano passado, o mesmo acontecendo em Fevereiro (2.315 este ano e 2.096 no ano passado), com redução drástica em Abril (de 2.268 para apenas 27) e também em Maio (de 2.470 para apenas 30).

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW