Açores

Há 3 anos à espera de uma cirurgia às cataratas no Hospital de Ponta Delgada

150 doentes

Há 150 doentes que esperam, desde 2016, por uma cirurgia às cataratas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, noticiou a Antena 1-Açores. Quanto à lista de espera por uma consulta na oftalmologia, é ainda maior: mil açorianos aguardam a sua vez.

O Director da Especialidade de Oftalmologia naquele estabelecimento hospitalar, Gil Resendes, afirma à Antena 1-Açores que “não faz milagres”.

Não há médicos nem salas de cirurgia

Explica que não tem médicos nem salas de cirurgia. O maior Hospital dos Açores tem menos médicos oftalmologistas que os de Angra e Horta no seu conjunto. Ao serviço no Hospital de Ponta Delgada estão apenas três oftalmologistas a tempo inteiro e uma médica com horário de 20 horas. Há um médico contratado que se desloca uma vez por mês e faz 35 consultas diárias.

A Administração está a tentar contratualizar mais um clínico. Gil Resendes disse ainda à rádio pública que a produção do Serviço é boa, “mas sem médicos não é possível fazer mais”. O Hospital da Terceira tem 4 oftalmologistas. Faz por ano cerca de 800 cirurgias às cataratas. O da Horta tem apenas um clínico e uma produção de 230 cirurgias/ano. No Hospital de Ponta Delgada, Gil Resendes diz que são feitas, em média, 7 cirurgias por manhã… quando há bloco operatório.

Depois do Director Clínico, Fernando Carneiro, chamar a atenção para as reais funções e competências do Hospital, é agora a vez do Director da especialidade de Oftalmologia deixar claro que um hospital não pode ter médicos a receitar óculos, adianta a Antena 1. Em 2018 foram realizadas 8 mil consultas e mil pequenas cirurgias, entre cataratas e outras patologias.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close