Açores

Governo visita S. Jorge

O Governo dos Açores inicia hoje a visita estatutária à ilha de São Jorge, durante a qual Vasco Cordeiro vai presidir à inauguração das obras no Porto das Velas e à assinatura dos contratos de empreitada para a remodelação do Centro de Saúde das Velas e para a reabilitação do edifício do Centro de Actividades Ocupacionais da Misericórdia da Calheta.

Numa iniciativa que visa reforçar a política de proximidade com os açorianos, o programa desta visita estatutária, a primeira deste ano, inclui também um período em que os membros do Governo dos Açores estão disponíveis para receber os jorgenses que pretendam apresentar-lhes diretamente as suas questões.

O Governo dos Açores chega a São Jorge durante a manhã de hoje e, logo depois, Vasco Cordeiro preside à cerimónia de inauguração das obras de prolongamento do molhe-cais e de aumento do terrapleno do Porto das Velas, um investimento superior a 23 milhões de euros, visitando, ainda no período da manhã, as obras de requalificação do Entreposto Frigorífico, que representam cerca de um milhão de euros no âmbito da estratégia de valorização do pescado açoriano.

Durante a tarde, o Presidente do Governo preside à assinatura do contrato da empreitada relativa à remodelação no Centro de Saúde das Velas, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, e visita a Casa de Repouso ‘João Inácio de Sousa’, onde também preside à assinatura de um contrato de cooperação tendo em vista o reforço das vagas no Lar de Idosos desta instituição.

O Presidente do Governo reúne-se depois com os Presidentes das Câmaras Municipais das Velas e da Calheta, terminando este primeiro dia com a realização da reunião do Executivo regional com o Conselho de Ilha de São Jorge.

Amanhã de manhã, o Presidente do Governo vai presidir à cerimónia de inauguração da obra de beneficiação do Caminho Rural Longitudinal Norte, que tem uma extensão total de 6,6 quilómetros, servindo 24 explorações, e à assinatura de um protocolo entre a Secretaria Regional da Saúde, a Unidade de Saúde de Ilha e a Escola Profissional de São Jorge, no âmbito do alargamento da intervenção das equipas de Saúde Escolar.

Ao princípio da tarde do segundo dia da visita estatutária, Vasco Cordeiro visita o Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Calheta, onde preside à assinatura do contrato da empreitada de reabilitação do edifício.

Uma visita às obras do Centro de Saúde da Calheta consta também da agenda do Presidente do Governo para este dia, que termina com a reunião do Conselho do Governo.

O programa desta visita estatutária inclui ainda, como habitualmente, visitas dos membros do Governo a diversos investimentos em curso, além de reuniões com várias entidades da ilha de São Jorge.

A autorização de apoios para a recuperação de habitação degradada nos dois concelhos da ilha, a consignação da empreitada de fornecimento de iluminação pública no troço de estrada regional situado na entrada na Vila das Velas e a assinatura do contrato para a construção e beneficiação do Caminho Agrícola do Pau-Pique, no Perímetro de Ordenamento Agrário da Ribeira Seca/Norte Pequeno, são algumas das iniciativas incluídas no programa da visita.

Esta deslocação do Governo dos Açores a São Jorge, entre outros eventos, inclui também uma ação de plantação de flora endémica, a apresentação do 1.º Encontro Regional de Turismo dos Açores, uma ação de formação inicial de bombeiros e a apresentação aos agricultores jorgenses das alterações ao programa POSEI para 2019.


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Não perca também

Close
Back to top button

Close
Close