Governo em visita oficial à Califórnia

Views: 17

O Presidente do Governo inicia esta segunda-feira uma visita oficial de cinco dias à Califórnia, que pretende, na vertente institucional, reforçar a relação entre os Açores e este Estado norte-americano, que acolhe uma larga comunidade açoriana e açor-descendente.

“Em primeiro lugar, uma mensagem ao nível da componente institucional de fortalecimento desta relação entre os Açores e a Califórnia”, afirmou Vasco Cordeiro, ao recordar que os Açores têm uma relação de geminação com o Estado da Califórnia, aprovada, quer pelo Parlamento dos Açores, quer pelo Senado e Assembleia de Representantes da Califórnia.

“Prosseguimos, neste momento, um trabalho de dar cada vez mais consistência prática, não só no domínio do relacionamento político, mas também do relacionamento económico e afetivo como este Estado, que tem uma larguíssima comunidade de Açorianos e açor-descendentes”, sublinhou o Presidente do Governo, que é acompanhado nesta visita por uma delegação da Assembleia Legislativa.

Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro adiantou que, do ponto de vista das Comunidades, pretende transmitir uma “mensagem muito afetuosa de manter essa ligação, que é próxima, e de reforçar o conhecimento dos Açores de hoje, sobretudo naquelas que são apostas de estratégicas e de vanguarda, como, por exemplo, no domínio do mar, das novas tecnologias e do espaço”.

Durante esta visita oficial, Presidente do Governo vai inaugurar quarta-feira o Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI), da Universidade Estadual da Califórnia – Fresno, a convite do Presidente da Universidade da Califórnia – Fresno, Joseph I. Castro.

Além da inauguração deste instituto, que se destina a promover a Cultura e a Língua Portuguesa, com um foco especial na Diáspora Açoriana, o programa desta deslocação inclui uma reunião com a Vice-Governadora do Estado da Califórnia, Eleni Kounalakis, assim como outros contactos institucionais e encontros com a comunidade açoriana de Sacramento, Hilmar, Artesia e San Diego.

Segundo o American Community Survey de 2017, a população de origem portuguesa no Estado da Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70 por cento seja oriunda dos Açores.

Com início em meados do século XIX, a Comunidade Açoriana está radicada na Califórnia há várias gerações, mantendo inúmeras tradições e dinamizando várias organizações, nomeadamente Irmandades do Divino Espírito Santo, Bandas Filarmónicas, Grupos Folclóricos, entre outras, bem como ocupando lugares de destaques em vários setores deste Estado norte-americano.

Source:GaCS
Comments: 0

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.