Açores

Google vem aos Açores para filmar ruas e estradas para o Sreet View

A Google anunciou que virá aos Açores, com os seus carros com câmaras no tejadilho, para filmar as ruas e estradas das ilhas.

A empresa anunciou que vai voltar a fotografar Portugal, para actualizar imagens já existentes no serviço Street View e também para colocar online imagens de locais que ainda não estão disponíveis.

“Nos próximos dias, o Google irá proceder à recolha de imagens de 360.º em múltiplas cidades e estradas portuguesas de Portugal continental bem como nos arquipélagos dos Açores e Madeira para renovar imagens já pre-existentes ou para fotografar regiões ou locais turísticos ainda não abrangidos em recolhas anteriores”, explicou a empresa, em comunicado.

Câmaras com tecnologia HD

Desta vez, serão usadas câmaras com “tecnologia HD”, bem como duas novas câmaras que permitirão “captar imagens com mais qualidade de itens como nomes de ruas, empresas e endereços”.

O Google disponibiliza um site onde é possível ver onde estão a ser captadas imagens nos vários países.

Na maioria dos casos na página referente a Portugal, é apenas indicado o distrito.

O Street View faz parte do Google Maps e permite aceder a uma “vista de rua”, possibilitando aos utilizadores percorrerem ruas e estradas.

É possível rodar as imagens e ver pormenores, como números de portas ou nomes de estabelecimentos.

As fotografias também mostram elementos como veículos e pessoas.

Problemas de privacidade

No passado, as preocupações de privacidade levaram a Comissão Nacional para a Protecção de Dados a tentar proibir a empresa de captar imagens para o Street View.

Os rostos e matrículas surgem desfocados no Street View, algo que é feito através de um processo automático que já teve falhas.

“Como sempre, o Google faz um grande esforço para proteger a privacidade, ao mesmo tempo que permite a todos os utilizadores beneficiarem do Street View. Antes da publicação das imagens, o Google desfoca as caras de pessoas e as matrículas de carros que possam aparecer nas imagens, de modo a proteger a privacidade”, frisou a empresa.

Utilizadores podem apresentar queixa

Os utilizadores também podem apresentar queixas sobre uma fotografia específica, através de uma opção no canto inferior da imagem.

As imagens são muitas vezes captadas por carros, por vezes identificados com o logótipo do Google e que estão equipados com um sistema de câmaras no tejadilho.

Porém, em locais de difícil acesso, a empresa já captou imagens com funcionários a circular de bicicleta ou a pé.

O serviço está disponível em Portugal desde 2009.

As cidades dos próximos dias

A partir dos próximos dias, a Google irá pro- ceder à recolha de imagens de 360.º nas cidades de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Nazaré, Évora, Albufeira e Lagos, bem como de outras cidades e estradas portuguesas para renovar imagens já existentes ou para fotografar regiões ou locais turísticos ainda não abrangidos em recolhas anteriores.

O Street View é uma funcionalidade muito popular no Google Maps que está disponível em mais de 80 países em todo o mundo.

Esta funcionalidade permite aos utilizadores explorarem e navegarem de forma virtual uma zona ou um bairro através de imagens panorâmicas ao nível da rua.

A mesma está ainda disponível no Google Earth e no Google Maps para dispositivos móveis.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close