Açores

Furacão Lorenzo está a enfraquecer

O furacão Lorenzo está a perder força e passou a categoria 2 na escala de Saffir-Simpson.

Ontem encontrava-se a aproximadamente 1800 km a sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/ nordeste a uma velocidade de 20 km/h.

Mantendo-se as previsões da trajectória o centro do furacão deverá passar muito próximo do grupo Ocidental, afectando assim todo o arquipélago amanhã.

Assim, segundo o IPMA, prevê-se para o Grupo Ocidental, vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva por vezes FORTE e ondas de sul, passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima atingir os 25 metros.

Para o Grupo Central, prevê-se vento sudoeste com rajadas até 160 km/h e ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre 9 a 12 metros, podendo a altura máxima atingir os 22 metros.

Para o Grupo Oriental prevê-se ondas de oeste de altura significativa 7 a 8 metros e vento com rajadas da ordem dos 85 km/h.

No entanto, devido à distância a que o furacão se encontra, existe ainda incerteza relativamente à trajectória exacta e respectiva intensidade com que poderá atingir o Arquipélago.

Está previsto uma diminuição da intensidade do furacão nos próximos dias.

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close