Açores

Freguesia da Relva recebe Mostra Folclórica Internacional do Atlântico

A Freguesia da Relva, em Ponta Delgada, será mais uma vez palco de um grande evento etnográfico de alto nível, com a realização da vigésima sexta edição do Grande Festival de Folclore, que terá lugar no próximo Sábado dia 4 de Agosto. Organizado pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, é o maior certame do género realizado na ilha de São Miguel, um dos maiores dos Açores, conceituado a nível nacional e internacional.

Para a XXVI edição, a organização convidou vários grupos em representação da ilha de São Miguel, de entre Douro e Minho virá o Rancho Folclórico da Trofa, da Holanda o Folkloric Dance Group The Iesselschotsers Steenderen e da Eslováquia o Folklore Ensemble Bystrina.

Do programa recheado do melhor folclore, a actuação dos grupos será realizada pela seguinte ordem: Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; Folkloric Dance Group The Iesselschot- sers Steenderen – Holanda; Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro – Vila Franca do Campo; Rancho Folclórico da Trofa – Entre Douro e Minho Continente Português; Grupo Folclórico Ilha Ver- de – Ponta Delgada; Folklore Ensemble Bystrina Eslováquia e Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.

A organização garante que “estarão de mãos dadas em palco montado a preceito, num cenário que nos transporta a vivências de um ou mais séculos atrás, encenado pelo cenário do trabalho pão, desde o milho até à cozedura, vivência tradicional desta freguesia como em tantas outras. O ambiente será como habitualmente contagiante, com o jardim e igreja iluminados para as Festas de Nossa Senhora das Neves, a decorrerem neste fim-de semana”.

É, no entanto, importante referir que este certame desde 1996 que é reconhecido pela Federação do Folclore Português. De acordo com a organização, “a realização deste festival, traz até nós o folclore de outras paragens, este ano estão presentes as tradições açorianas, do Norte de Portugal, holandesas e eslovacas, à semelhança de outros países que ao longo dos anos por aqui têm passado”.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER