Açores

Federação das Pescas pede activação do Fundopesca

A Federação das Pescas dos Açores solicitou a activação do Fundopesca, face ao mau tempo que tem impedido os pescadores de ir para o mar.

“O mau tempo que se tem feito sentir está a obrigar os pescadores açorianos a continuar em terra, situação que, a manter-se, terá consequências nos rendimentos da comunidade piscatória. Este problema agrava-se para aqueles que, sem alternativas, fazem do mar a sua única forma de sustento”, lê-se, numa nota enviada ontem às redacções.

A organização de profissionais da pesca manifesta ainda preocupação face às previsões “muito más” para os próximos dias, alertando que “esta é a altura do inverno que traz melhores rendimentos aos nossos pescadores, devido a valorização do pescado na época natalícia”.

“Neste momento, as previsões obrigam a precaução e, enquanto assim for, obviamente que não existem condições de segurança para ir para o mar”, aponta a federação.

Neste sentido, a organização solicita aos responsáveis governamentais pelas pescas “um acompanhamento atento e a possibilidade de, verificando-se os critérios necessários, nomeadamente condições meteorológicas e do estado do mar que originem falta de segurança no porto ou no mar, impossibilitando a pesca, ou por 8 dias consecutivos ou por 15 dias interpolados num período de 30, accionar o Fundopesca”.

A Federação das Pescas acrescenta, na mesma nota, que “continua a aguardar as alterações propostas que pretendem tornar o processo de atribuição mais rápido e simples, podendo dessa forma, ser atribuído com maior rapidez, para responder às necessidades dos pescadores afectados”.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER