Açores

Existem especialidades com doentes à espera de cirurgia há 4 anos

A Lista de Inscritos para Cirurgia (LIC) do Hospital de Ponta Delgada (lista de espera), no mês de Outubro de 2019, registou um total de 9 050 doentes. Face a igual período do ano anterior verificou-se um aumento de 5,8% da LIC (+ 499 propostas cirúrgicas em LIC).

De acordo com o boletim SIGICA, um ano depois publicado pela Secretaria da Saúde, no mês de Outubro de 2019 as especialidade com maior volume em lista de espera no Hospital de Ponta Delgada são oftalmologia (1.963 doentes), otorrinolaringologia (1.491) e cirurgia geral (1.448).

1.205 dias na cirurgia plástica

As especialidades onde se regista o mais elevado tempo médio de espera no HDES são a cirurgia plástica (1.205 dias), urologia (806 dias) e neurocirurgia (604 dias).

A cirurgia pediátrica também tem um tempo de espera acima dos 500 dias, assim como a cirurgia vascular, a otorrinolaringologia e a ortopedia.

A cirurgia maxilo-facial tem um tempo de espera de 389 dias, a oftalmologia com o mesmo tempo de 389 dias e a estomatologia com 345 dias.

Mais 500 doentes em espera no espaço de um ano

No mês de Outubro de 2019, as especialidade que mais operaram foram a cirurgia geral, otorrinolaringologia e ortopedia.

As especialidades que operaram utentes mais antigos foram oftalmologia, cirurgia vascular e otorrinolaringologia.

A lista de espera no Hospital do Divino Espírito Santo aumentou de Outubro do ano passado para Outubro deste ano em mais cerca de meio milhar de doentes.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close