Açores

“Empresas dizem que querem lançar satélites a partir dos Açores”

Chiara Manfletti, Presidente da Agência Espacial Portuguesa, deu uma entrevista à Euronews, onde revela que foi perguntado às empresas ligadas a este sector espacial “se estavam interessadas em lançar satélites a partir dos Açores. O arquipélago tem uma posição única no meio do Atlântico o que o torna atractivo em termos de competitividade e segurança – há muita água à volta e para colocar satélites em órbitas baixas; há mais flexibilidade. Perguntámos às empresas e elas disseram que sim”.

Manfletti explica ainda que, “na estratégia para o espaço, Portugal quer ser, até 2030, uma autoridade reconhecida globalmente nas interacções espaço-clima-oceanos. Portugal tem também uma grande responsabilidade no Altlântico. Combinando estas duas vertentes, significa que estamos interessados em entender melhor os nossos oceanos; explorá-los melhor em termos de desenvolvimento social e económico. Ter uma constelação de satélites a observar é o que queremos, mas não numa perspectiva nacional; no âmbito de uma colaboração internacional com países europeus e não europeus”.

E conclui: “Queremos garantir a segurança das nossas águas – das rotas e actividades marítimas- mas também queremos desenvolver a aquicultura ou tornar os oceanos mais limpos”.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW