Açores

Drones vão monitorizar floresta açoriana

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas autorizou a adjudicação de quatro drones de asa fixa e peças de manutenção para a produção de ortofotomapas, no valor de 168 mil euros, na sequência do concurso público promovido pela Direcção Regional dos Recursos Florestais tendo em vista o reforço da monitorização da floresta.

Segundo o executivo, trata-se de “aparelhos sofisticados do ponto de vista tecnológico, capazes de realizar voos programados em tempo real, não tripulados e a altitudes mais elevadas, o que permite cobrir uma área maior”.

João Ponte referiu que, além da monitorização dos projectos florestais privados aprovados no âmbito do PRORURAL+, os drones são muito importantes para dar cumprimento ao trabalho em curso de actualização do Inventário Florestal nos Açores.

O Inventário Florestal, que começou por São Miguel e vai estender-se às restantes ilhas, é um instrumento de ordenamento do território muito importante ao nível da gestão e do apoio à decisão política neste sector.

“Pretende-se com este documento ficar a conhecer, por exemplo, as espécies existentes na floresta, a sua composição, volume e idade”, salientou João Ponte.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close