Açores

Deputados insulares terão de pagar viagens mediante factura

Os deputados nacionais dos Açores e da Madeira vão ter de pagar as suas viagens mediante apresentação de factura nos serviços da Assembleia da República.

É este o entendimento do Conselho de Administração do Parlamento, que num parecer aprovado na passada Quinta-feira, aponta para esta solução.

Segundo revela o semanário Expresso, as viagens dos deputados açorianos e madeirenses devem passar a ser subsidiadas da mesma forma que são as dos deputados eleitos pelos círculos da emigração ou que viajam em representação do país ao estrangeiro.

Até agora, segundo já tinha revelado aquele semanário há sete meses, devido à acumulação de ajudas de custo que a Assembleia da República atribui a estes deputados (500 euros semanais, viajem ou não, sem necessidade de apresentar comprovativo de voo) com o subsídio social de mobilidade (um valor que paga, a partir de 86 euros na Madeira e 134 euros nos Açores, o preço do bilhete a qualquer cidadão das ilhas), estes parlamentares recebiam duas vezes pelas mesmas viagens, lucrando com o sistema.

A subcomissão de Ética do Parlamento deu um parecer claro, dizendo que era preciso alterar os métodos.

A proposta do Conselho de Administração do Parlamento vai ser agora entregue à conferência dos líderes parlamentares e se esta concordas vai a plenário para os deputados votarem.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER