Açores

Confraria da Carne Guisada

Nasceu no passado Domingo, 23 de Junho de 2019, a Confraria da Carne Guisada da Maia da ilha de São Miguel, sendo pois a mais recente Confraria da Região Autónoma dos Açores.

A cerimónia de entronização teve lu- gar na Igreja do Espírito Santo da Maia, tendo como padrinhos os Gastrónomos dos Açores – Confraria, a que se juntaram a Confraria do Leite dos Açores, a Confraria do Chá do Porto Formoso, a Confraria do Ananás, a Confraria das Sopas, e a Academia Gastronómica e Cultural da Caça e que é de âmbito nacional.

Este primeiro capítulo contou com a participação de muitos maiatos, tendo sido sublinhado, na ocasião, a importância desta nova Confraria para a preservação e defesa da Carne Guisada da Maia, que mercê da utilização de produtos genuínos, forma de confecção e de um molho especial, lhe confere uma diferenciação que a distingue.

No traje e no estandarte é visível a influência das cores e símbolos do Espírito Santo, da carne e do Brasão da Freguesia.

A Maia é uma das freguesias rurais da ilha de São Miguel com mais equipamentos e serviços públicos e privados de qualidade instalados, foi também o berço de Daniel de Sá, e é uma das mais antigas freguesias da ilha. A seguir à festa da Entronização foram servidas aos membros das diferentes Confrarias e convidados as sopas do Espírito Santo e a famosa Carne Guisada da Maia, que habitualmente é servida no dia de Pentecostes a milhares de pessoas que visitam a Maia nesta ocasião.

Durante uma visita à sede da Junta de Freguesia da Maia o Presidente, Jaime Rita, que também é confrade desta nova Confraria, lançou um desafio às Confrarias dos Açores e mesmo Nacionais para um encontro de Confrarias na mata do Dr. Fraga.

As Confrarias são organizações que pretendem, com o recurso à gastronomia salvaguardar, alguns produtos, profissões, actividades e sectores com história e valor no País e nas Regiões, que merecem serem perpetuados, distinguidos e valorizados, zelando pela sua autenticidade e diferenciação.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close