Açores

Cinco sismos sentidos em São Miguel

Cinco sismos foram sentidos na ilha de São Miguel, entre a tarde de terça-feira e a madrugada de ontem. O último abalo, de magnitude 2,3 na escala de Richter, foi registado esta Quarta-feira pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Em comunicado, o CIVISA adianta que o sismo ocorreu às 05h30 com magnitude 2,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de cinco quilómetros a sul de São Brás. De acordo com a informação disponível, o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo. Os outros sismos foram sentidos, na terça-feira entre as 16h25 e as 22h38.

O último de Terça-feira teve uma magnitude 2,2 na escala de Richter e o epicentro localizou-se a cerca de seis quilómetros a sul-sudoeste de S. Brás. Este sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo) e em Porto Formoso (concelho da Ribeira Grande)”, referiu o CIVISA.

Antes, tinham sido sentidos outros três sismos. Um às 19h33 locais, de magnitude 2,8 na escala de Richter, também com epicentro em São Miguel, a seis quilómetros de Ribeira das Tainhas. Governo a acompanhar situação Na manhã de ontem, o Secretário Regional da Saúde deslocou-se ao Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), em Ponta Delgada, para “se inteirar da evolução da actividade sísmica que tem sido registada na zona central da ilha de São Miguel”, segundo foi avançado em nota do executivo.

Rui Luís assegurou que o Governo dos Açores está a acompanhar “desde a primeira hora” a situação, através de ‘briefings’ periódicos entre o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e o CIVISA. No âmbito deste acompanhamento, as câmaras municipais, os serviços municipais de Protecção Civil e as corporações de bombeiros estão também notificados para o acompanhamento desta actividade sísmica, adiantou o Secretário Regional, que apelou à população para que se mantenha informada e siga os conselhos de segurança do SRPCBA recomendados para estes casos.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close