Açores

Bombeiros de Ponta delgada comemoram 140 anos

O livro “Bombeiros de Ponta Delgada – Roteiro de 140 anos”, da autoria de José Andrade, é lançado na próxima segunda-feira, 5 de agosto, para assinalar o 140.º aniversário da fundação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHB- VPD).

O seu lançamento ocorre no início da sessão comemorativa destinada ao público em geral, que tem lugar às 19 horas no quartel dos bombeiros, e a sua edição reverte integralmente a favor desta associação humanitária, por iniciativa da editora Letras Lavadas.

Este livro encontra-se estruturado em três partes distintas, ao longo de 160 páginas, sendo a primeira dedicada à origem dos bombeiros no mundo, em Portugal, nos Açores e em Ponta Delgada.

A segunda parte traça o roteiro dos 140 anos dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, subdividindo-se em Cronologia de Factos, com percurso histórico e álbum fotográfico, e em Galeria de Figuras, com retrospetiva dos sucessivos presidentes da direção, assembleia geral e conselho fiscal da associação, bem como dos diferentes comandantes da corporação.

A parte final do livro arquiva, para memória futura, um retrato contemporâneo da AHBVPD, com nomeação dos atuais órgãos dirigentes e de todos os bombeiros que integram atualmente o seu quadro ativo, além de uma relação dos equipamentos disponíveis e dos serviços prestados.

Na mensagem de abertura, o presidente da direção, Alberto Leça, escreve que “estamos de parabéns por dispor- mos de uma Associação sempre atenta às maiores adversidades e que garante um apoio constante, só possível com um enorme esforço físico e moral de cada um dos homens e mulheres que integram o seu Corpo de Bombeiros, atuando sempre, sem restrições e de forma desinteressada, para o bem do próximo, arriscando muitas vezes a própria vida”.

No seu prefácio a esta obra, a historiadora Conceição Tavares considera que “a AHBVPD, uma emanação cívica da sociedade oitocentista, tem sabido honrar a memória institucional de que é depositária, com a organização do seu arquivo histórico e com a edição de publicações como esta, honrando o seu passado e alimentando exemplarmente o seu sentido do presente”.

No enquadramento do livro, o seu organizador, José Andrade, refere que “este Roteiro de 140 Anos é uma homenagem memorial às sucessivas gerações micaelenses que prestigiam o percurso histórico da associação e um reconhecimento merecido aos atuais efetivos que asseguram a missão altruísta da corporação.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada foi fundada a 5 de agosto de 1879, sob a presidência do Barão da Fonte Bela, também presidente da câmara municipal. Em 140 anos, sucederam-lhe 30 presidentes, como os duradouros

Francisco Pereira Ataíde, Clarimundo Medeiros, Albano Neto Viveiros e Vasco Garcia, até à presidência atual de Alberto Leça.

No comando da corporação, desde o pioneiro Conde da Silvã até ao atual Nuno Barbosa, conta 25 comandantes, com destaque de longevidade para Alfredo da Câmara, Afonso Moniz, Eduíno Botelho, Álvaro de Lemos, Zagalo Cardoso, José Neves Azevedo.

A sua sede foi sucessivamente transferida do edifício dos Paços do Concelho (1879) para a Rua do Gaspar (1881), a Rua do Aljube (1900), a Rua da Loiça (1912), a Rua de São Joaquim (1976) e a Rua de São Gonçalo (2000), incluindo a construção de uma secção destacada na freguesia dos Ginetes (1997).

Na sequência de incontáveis serviços prestados, incluindo o combate aos incêndios destruidores do antigo Teatro Micaelense (1930) e da Reitoria da Universidade dos Açores (1989), a associação responde atualmente a uma média de 30.000 alertas por ano, com predominância de Assistência em Saúde.

O seu quatro ativo conta 130 elementos efetivos e o seu suporte associativo regista 3.000 sócios, 15% dos quais já foram inscritos só durante os últimos três anos.

A AHBVPD serve uma população de 85.000 pessoas numa área de 275 quilómetros quadrados, correspondente aos concelhos de Ponta Delgada e Lagoa. É a maior e a mais antiga associação de bombeiros da Região Autónoma dos Açores.

“Bombeiros de Ponta Delgada – Roteiro de 140 anos” é o segundo livro lançado este ano por José Andrade. No feriado municipal da segunda-feira do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o autor apresentou a obra biográfica “John Correia – De aprendiz de canalizador a Presidente do Senado”, cuja venda reverte também a favor dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close