Açores

Bombeiros da Ribeira Grande fazem 144 anos

É na próxima Segunda-feira, dia 15 de Abril, que a Associação Humanitária dos Bombeiros da Ribeira Grande leva a cabo um programa de comemorações do seu 144º aniversário, que inclui uma acção de proximidade com a comunidade e a sessão solene com a imposição de condecorações e promoções a Bombeiros.

Com o objectivo de aproximar os bombeiros à comunidade, a sessão solene do 144º aniversário terá lugar no Largo Conselheiro Hintze Ribeiro, junto ao edifício da Câmara Municipal da Ribeira Grande, a qual contará com a presença das entidades convidadas.

Após a imposição de condecorações e promoções a Bombeiros em parada, terá lugar as intervenções das entidades oficiais. As comemorações encerram com um conjunto de demonstrações executadas pelos bombeiros, nomeadamente, um exercício de salvamento em grande ângulo na torre da Câmara Municipal.

Ainda neste espaço todos os presentes poderão visitar as várias viaturas de socorro e combate a incêndios e respectivos equipamentos em exposição. Estará também disponível um espaço para todos os cidadãos interessados se tornarem sócios da Associação. Pode ler-se na nota de imprensa enviada às redacções que “ao ser sócio desta Associação estará a contribuir de uma forma simbólica e cómoda para a manutenção de um conjunto de meios humanos e materiais que o protegem durante todo o ano, 24 horas por dia”.

A Associação dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande foi fundada a 15 de Abril de 1875 sob o comando de Vicente Coutinho da Silva Veloso. Actualmente conta com 242 elementos divididos pelo Quadro de Comando: 4; Quadro Activo: 71; Quadro de Honra: 20; Quadro de Reserva: 9; Corpo de Infantes: 40; Corpo de Cadetes: 28; Estagiários: 22; e Charanga: 48 elementos.

Áreas de especialidade: Nadadores salvadores, mergulhadores nível 1, 2 e 3 , salvamento em grande ângulo, salvamento com mota de água, tripulante de ambulância de transporte e socorro, desfibrilhação automática externa, pré hospitalar trauma life suport (PHTLS), condução todo-o-terreno, condução de viaturas de emergência e comunicações.

A corporação dispõe ainda de 33 viaturas. Em 2012, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande obteve a certificação NP EN ISO 9001 com o objectivo de garantir à sociedade uma prestação de serviços de qualidade. Encontra-se certificado a prestação de serviços de transporte de doentes não urgentes, o serviço de aluguer de autocarros com condutor, serviço de limpeza de fossas, e o serviço de transporte de águas e enchimento. Presentemente, José Nuno Melo Moniz é o Comandante dos Bombeiros da Ribeira Grande, sendo Presidente da Direcção Norberto Gaudêncio.


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close