Açores

Bolieiro eleito vice-presidente do PSD nacional

A nomeação do actual presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, para novo vice- presidente do PSD, em substituição de Manuel Castro Almeida, foi aprovado pelo Conselho Nacional.

A votação contou com 84 votos a favor (73,6% do total), 18 brancos e 12 nulos, pelo que José Manuel Bolieiro passa a integrar a direcção de Rui Rio na Comissão Política Nacional.

O nome de José Manuel Bolieiro tinha sido anunciado no início do mês, depois de Manuel Castro Almeida ter batido com a porta. Ao jornal Público, Manuel Castro Almeida explicou que apresentou a demissão a 19 de Julho, após uma conversa com Rui Rio.

Apesar de não ter explicado o que o levou a sair, fontes do partido contam que Manuel Castro Almeida não terá concordado com a decisão de Rui Rio em deixar muitos dos grandes nomes do partido fora das listas para as legislativas de outubro.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, José Manuel Bolieiro é presidente da Câmara de Ponta Delgada desde 2012 e presidente do conselho de administração da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel.

Ocupa também as funções de membro da assembleia intermunicipal da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e membro do conselho directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Entre 1998 e 2009, José Manuel Bolieiro foi deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, tendo exercido as funções de presidente do Grupo Parlamentar do PSD e de presidente da Comissão Permanente de Política Geral.

Foi ainda secretário-geral do PSD/ Açores entre 1997 e 2005 e vice-Presidente do PSD/Açores.

Aprovada a lista dos candidatos pelos Açores

A lista de candidatos do PSD/Açores à Assembleia da República foi aprovada terça feira à noite, em Guimarães, no Conselho Nacional do partido.

Paulo Moniz, actual presidente do Conselho Directivo da Região Açores da Ordem dos Engenheiros e administrador da Globaleda é a aposta social democrata pela Região, numa opção que “traz à política açoriana um exemplo de serviço e entrega à causa pública, já que aceitou sair da estabilidade da sua vida profissional, pondo a sua experiência e influência ao serviço de todos os açorianos”, diz uma nota enviada às redacções.

Seguem-se António Ventura, engenheiro zootécnico, deputado na Assembleia da República e líder do PSD/Terceira, “um terceirense que alia toda uma vida de trabalho à experiência partidária”, refere a mesma fonte, e Ilídia Quadrado, “respeitada professora faialense, com experiência social, assente na educação e formação de jovens”, adiantam os social democratas açorianos.

Aliás, o PSD Açores apresenta-se às eleições de 6 de Outubro com uma lista de pessoas “que têm percursos pro- fissionais invejáveis, e que não fizeram da política carreira, contribuindo assim para o enriquecimento da prestação do partido aos açorianos”, diz a estrutura açoriana do partido.

“A sua experiência profissional e social, aliando a vivacidade dos mais jovens aliada e a experiência dos menos jovens, torna a lista do PSD/Açores na expressão do equilíbrio da sociedade civil com a força partidária”, sublinham.

Da lista fazem ainda parte Vitória Silva, uma jovem enfermeira terceirense, com larga passagem pelos quadros da JSD/Açores; Márcio Silva, professor da ilha do Pico, com participação activa na área educativa e responsável partidário concelhio; Humberta Bettencourt, que já foi deputada regional e trabalhou com o eurodeputado Duarte Freitas.

Igualmente Valdemiro Vasconcelos, professor aposentado da Graciosa, com um longo trabalho comunitário e político, e que já foi autarca e deputado regional; Pedro Coutinho, técnico de informação e comunicações aeronáuticas, actual presidente da Assembleia Municipal de Vila do Porto; Ana Cláudia Veríssimo, jovem jornalista jorgense, até há pouco assessora parlamentar da eurodeputada Sofia Ribeiro e é vice presidente da JSD/Açores; e Susana Soares, jornalista, que foi correspondente da RTP/Açores na ilha das Flores.


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close