Açores

BE quer impedir a construção da central de incineração de São Miguel

O Bloco de Esquerda quer impedir a construção de uma incineradora em São Miguel. A candidata do partido nos Açores salienta que, recentemente, o Parlamento Europeu decidiu que a construção de incineradoras deixará de ter acesso a financiamento comunitário, exactamente por serem uma opção errada para a gestão de resíduos.

Se o Parlamento Europeu já decidiu que a União Europeia não deve continuar a apoiar a construção de novas centrais para queimar lixo, não faz sentido avançar com o projecto que está previsto para São Miguel.

Alexandra Manes defende que é necessário, em primeiro lugar, parar o actual projecto de imediato, antes que se torne um processo irreversível. Depois é necessário “reavaliar todo o sistema de gestão de resíduos” e adoptar “uma economia circular, que aposte na reciclagem e na reutilização”.

Os Açores estão longe de atingir as metas de reciclagem que estão estabelecidas e a construção de uma segunda central de incineração nos Açores – que está sobredimensionada – vai contrariar todo o esforço que deve ser feito no incentivo à reciclagem, e vai, consequentemente, tornar ainda mais difícil o cumprimento deste objectivo.

Alexandra Manes apontou bons exemplos de ilhas, como as Flores, em que as taxas de reciclagem são muito elevadas e aponta como objectivo replicar estes resultados em todas as ilhas do arquipélago.

A candidata dos Açores na lista do BE ao Parlamento Europeu esteve com reunida com a Associação Amigos dos Açores.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close