Açores

Banca concede mais de 3 mil milhões de euros para a habitação

A banca açoriana concedeu no ano de 2018 o valor de 3.493 milhões de euros em crédito à habitação, segundo relatório do SREA agora publicado.

Em 2019, só no segundo trimestre, o valor atingia os 2.308 milhões de euros.

Em termos comparativos existe alguma estagnação na concessão do crédito à habitação, crescendo mais o crédito ao consumo.

A nível nacional, a concessão de crédito à habitação está a crescer a um ritmo que não era visto desde 2008, antes da crise internacional e da crise da dívida.

A cada dia de novembro, os bancos a operar no país deram 32 milhões de euros em novo crédito à habitação.

Ao todo, foram canalizados 978 milhões de euros para empréstimos que financiam a aquisição de casas só naquele mês, mais 2% do que no mês anterior. Mas os números de novos créditos à habitação mostram outra perspectiva: contando o acumulado desde o início do ano, 2019 foi o melhor ano em novas operações desde 2008.

O que quer dizer que há mais de uma década que a banca não dava tantos novos empréstimos para a compra de casa (considerando os meses de Janeiro a Novembro).

Segundo os dados do Banco de Portugal, com os referidos 978 milhões de euros, Novembro foi o melhor mês desde Junho de 2018 no que diz respeito ao crédito à habitação.

É, aliás, o segundo mês em que mais crédito à habitação foi concedido desde Junho de 2010 (a última vez em que, num mês, os bancos concederam mais de mil milhões de euros em novos empréstimos com este fim).

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

RESERVE O SEU BILHETE

Close
Close