Açores

Atlânticoline restringe viagens e implementa medidas de protecção

Na sequência da comunicação, ontem à tarde, da passagem da Região ao estado de Contingência face à ameaça do novo coronavírus, a Atlânticoline emitiu um comunicado dando conta que também irá aumentar as medidas preventivas já implementadas ao nível do transporte marítimo de passageiros e viaturas na operação regular actualmente em curso na Região.

Assim, a empresa irá restringir, já a partir de hoje, 14 de Março, o número de viagens, mantendo apenas as consideradas essenciais para garantir a satisfação das necessidades de mobilidade, por motivos sociais e económicos, da população, a saber:

Em relação à Linha Rosa, que liga Flores e Corvo, a Atlânticoline avança que não estão previstas, para já, alterações, ressalvando que, “nestes cenários, estão, naturalmente, asseguradas todas as eventuais viagens extraordinárias que seja necessário realizar, nomeadamente para evacuação de doentes”.

Também as bilheteiras e serviços de carga e bagagem irão suspender o actual horário de actividade, passando a funcionar com meia hora de antecedência em relação à primeira viagem do dia, na Horta e na Madalena. Em relação às restantes viagens, os serviços abrem 1h30 antes da partida, à excepção da bilheteira de São Roque, que abre 01h00 antes da viagem. No caso do serviço de carga e bagagem, o horário de funcionamento prolonga- se por mais 30 minutos.

A loja de vendas da Horta ficará encerrada ao público e a de Ponta Delgada funcionará apenas no período da tarde, entre as 13h30 e as 15h30. Os serviços administrativos estarão encerrados ao público na Horta e em Ponta Delgada.

Pode ler-se ainda na nota enviada às redacções que para além dos procedimentos de limpeza e desinfecção rotineiros, “os navios serão alvo de desinfecções com a periodicidade exigida pela situação. Além disso, foram feitos ajustamentos às tripulações de forma a evitar qualquer possível foco de contaminação indirecta”.

De acordo com a Atlanticoline, estas medidas irão prolongar-se enquanto o actual estado de alerta se mantiver, “com o intuito de garantir, da melhor forma, a segurança colectiva”. A Atlânticoline garante que está a acompanhar o desenvolvimento da situação, e irá actualizar a informação oportunamente.

A empresa informou igualmente que com a chegada de docagem do navio “Gilberto Mariano” à Horta ontem à tarde, a tripulação responsável por levar o navio desde o estaleiro até à Região ficará em isolamento social até ao próximo dia 24 de Março, por indicação da Autoridade Regional de Saúde. O navio será desinfectado e integrará a operação oportunamente.

Por último, a Atlânticoline reforça o apelo da Autoridade Regional de Saúde para o cumprimento de todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores (808 24 60 24).

A Atlânticoline reforça ainda a recomendação aos passageiros para que, neste período, restrinjam as suas viagens ao estritamente necessário, lembrando que as medidas de protecção começam em cada um de nós.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW