Açores

Açorianos estão a cancelar viagens de férias da Páscoa

Em Portugal surgiram ontem os dois primeiros casos de Covid-19. Nos Açores, depois de na passada semana os resultados terem dado negativos a uma suspeita de coronavírus a um homem de 31 anos, há mais um caso no arquipélago a aguardar resposta das análises laboratoriais.

Enquanto isso, o receio vai se instalando na Região, com alguns açorianos a cancelarem as suas viagens para as férias de Páscoa. Também a hotelaria já se está a ressentir com alguns cancelamentos de reservas.

Até ao momento ainda não há confirmações de casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus nos Açores, mas o certo é que o Covid 19 tem deixado muitos açorianos apreensivos, à semelhança do que acontece por toda a Europa e nos países onde há muitas pessoas infectadas e onde já se registaram mortes.

A informação sobre os cuidados a tomar tem chegado pelas mais variadas formas aos vários organismos públicos e privados da Região, ainda assim, há quem se queixe de não receber informação mais detalhada, como é o caso, por exemplo, revelado pelo Diário dos Açores de algumas unidades hoteleiras que sentem que estão pouco informadas quanto a procedimentos a ter em conta em caso de uma suspeita.

Também a delegação dos Açores da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAVT) está atenta ao desenrolar deste surto, garantindo ao Diário dos Açores que a APAVT dos Açores e os seus Associados têm recebido informação da sede APAVT no Continente com a regularidade devida”, e que caso surja algum caso suspeito que as entidade regionais de saúde devem ser informadas e contactadas.

Catarina Cymbrom acredita que o turismo na Região irá ressentir-se com o surgimento deste vírus a nível mundial, até porque deu conta, “já temos tido cancelamentos de açorianos que estão a cancelar as suas viagens devido a este surto”.

Sem querer entrar em grandes alarmismos, Catarina Cymbrom admite que está um pouco “receosa”, mas “atentos ao desenrolar do surto e os efeitos que poderá trazer ao nosso negócio”, conclui.

Hotelaria açoriana está a receber vá- rios cancelamentos de reservas

As unidades hoteleiras açorianas estão a receber vários cancelamentos de reservas para este ano, sobretudo para a Páscoa. Vários hoteleiros contactados pelo nosso jornal confirmaram que já foram canceladas “algumas reservas, sobretudo nos últimos dias”, com maior incidência em São Miguel.

Um proprietário de Alojamento Local nesta ilha disse mesmo ao “Diário dos Açores” que, na sequência do caso suspeito na ilha Terceira, recebeu uma série de telefonemas de clientes com reserva a pedir esclarecimentos e informações, “assustados com as informações que vão recebendo”.

Outro proprietário de Alojamento Local, na Ribeira Grande, revelou ao nosso jornal que um seu cliente, de Inglaterra, ligou para a linha Saúde 24 para saber se em caso de contrair a doença cá como teria que proceder, se era tratado cá ou se poderia regressar, “mas não souberam responder”.

Um desses proprietários mostrou mesmo ao nosso jornal uma das mensagens que recebeu de um cliente de Nova Iorque: “Desculpe ter que cancelar a reserva, mas depois de ler alguns artigos sobre a recente disseminação do vírus para diferentes ilhas, decidi que seria melhor adiar essa viagem para outro momento. Definitivamente vou procurar o seu lugar para ficar quando eu for a São Miguel, posso até ir com alguns amigos. Obrigado por ser tão acolhedor. Realmente espero ficar na sua casa um dia”.

A mensagem revela a desinformação que está a ser espalhada pelo mundo, sobretudo através de redes sociais, pois é sabido que não há qualquer “disseminação do vírus pelas diferentes ilhas”.

“Temos um problema grave aqui”, diz-nos um empresário de turismo rural, “que é combater as falsas informações que grassam na internet e o pânico que se criou à volta de um surto que nem existe ainda no nosso país e na região”.

Os mesmos receios atravessam os empresários da restauração, que temem um decréscimo da actividade nos próximos tempos.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER