Açores

Açores têm o melhor rácio de psicólogos por número de alunos

As escolas dos Açores possuem o melhor rácio nacional de psicólogos por número de alunos, o qual constitui igualmente um dos melhores a nível internacional, de acordo com o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Segundo Avelino Meneses, o sistema educativo regional conta com oitenta e um psicólogos no ano letivo em curso, 2019-2020, mais seis do que no ano letivo passado, o que significa mais de um psicólogo por cada meio milhar de alunos.

Falando no sábado, em Ponta Delgada, no II Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, onde participou como orador convidado no Empowertalk “Contributo das Especialidades em Psicologia para as Políticas Regionais”, o titular da  Educação e Cultura adiantou que o trabalho destes profissionais “pode e deve” contribuir para o sucesso escolar.

“Nós esperamos acima de tudo que os psicólogos tenham uma ação preventiva”, mas também de “remedeio”, nos casos em que se manifeste necessário, e de resolução com vista “a debelar o mal”, acrescentou.

“No tempo da escolaridade obrigatória, quando todos estão na escola, nesta não reina a homogeneidade mas a diversidade, pelo que é, cada vez mais, necessário encontrar respostas diferenciadas senão para cada estudante, para cada grupo de estudantes, para que ninguém fique definitivamente para trás”, frisou Avelino Meneses.

O Secretário Regional da Educação sublinhou, ainda, a necessidade dos psicólogos nas escolas no cumprimento “do nosso objetivo principal que é o do sucesso escolar”, através, por exemplo, da redução da violência, dos comportamentos de risco e das dependências.

“Os psicólogos contribuirão decisivamente para a promoção do bem estar da comunidade educativa se forem capazes de estimular a cidadania, a inclusão e o compromisso”, concluiu.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER