Açores

Açores têm apenas 3,3 médicos por mil habitantes

Os Açores tinham no final de 2017 3,3 médicos por mil habitantes, uma média muito abaixo da média nacional, que era de 5 por cada mil.

Os dados foram agora revelados pelo SREA, na publicação “Açores em números”, onde também ficamos a saber que relativamente a enfermeiros, o rácio é diferente: nos Açores há 8,5 enfermeiros por mil habitantes, quando a média nacional é de 7.

Apenas S. Miguel com médicos acima da média

Curiosamente, apenas a Terceira e Faial registam uma média de enfermeiros muito acima da regional, com 11,7 e 13,6 por mil habitantes, respectivamente. São Miguel tem 7,5 enfermeiros por mil habitantes, uma média abaixo da regional, assim como todas as outras ilhas, sendo a ilha do Corvo a que regista a média menor, 2,2 por mil. Quanto a médicos, S. Miguel é a única que regista valor acima da média regional, 3,7 por mil habitantes, enquanto todas as outras estão abaixo, sendo as Flores, com 1,1, a que tem o pior registo.

 

Consultas abaixo do nacional

Relativamente a farmácias, os Açores possuem o mesmo rácio nacional, 0,3 por mil habitantes, enquanto que os internamentos nos hospitais por mil habitantes é de 117 por mil habitantes nos Açores, sendo o rácio nacional de 111,9.

Já nas consultas estamos abaixo do rácio nacional: 1,9 por habitante contra 1,3. A taxa quinquenal de mortalidade infantil é mais elevada nos Açores do que no país, o mesmo acontecendo na neonatal.

A taxa de mortalidade por doenças do aparelho circulatório é exactamente igual à nacional, 3,2, e taxa de mortalidade por tumores malignos é de 2,4, abaixo da nacional, que atinge os 2,6.

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close