Açores

Açores integram rede europeia de investigação

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, passou a integrar a European Regions Research and Innovation Network (ERRIN), que conta com mais de 130 organizações regionais de 24 países europeus, sendo os seus membros principalmente autoridades regionais, universidades, organizações de investigação, câmaras de comércio e clusters.

Esta rede internacional, sediada em Bruxelas, tem como objectivo a colaboração regional e a promoção de parcerias no âmbito da ciência e tecnologia.

O Director Regional da Ciência e Tecnologia salientou que, com esta adesão, “será possível estabelecer sinergias aos mais variados níveis e ter a possibilidade de integrar os 13 grupos de trabalho internacionais orientados por especialistas”.

Segundo Bruno Pacheco, esta participação visa “desenvolver mais sinergias com outras regiões europeias, potenciando, desta forma, a participação e a integração de ‘stakeholders’ açorianos em projectos europeus em temáticas pertinentes para os Açores”, nomeadamente o mar, as cidades inteligentes (smart cities), a energia e o clima, o turismo, a bioeconomia e a inovação.

“A ERRIN trabalha com investigação e inovação de uma forma muito abrangente, promovendo abordagens de cooperação em hélice tripla e quádrupla, dando a máxima importância aos ecossistemas regionais de inovação”, frisou.

Bruno Pacheco salientou que a integração dos Açores na ERRIN “vem reforçar a aposta do Governo Regional na internacionalização do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) em pleno coração da Europa”, acrescentando que vai também contribuir para “estabelecer e consolidar uma ampla rede de contactos, em diversas temáticas, de maior interesse para a Região”.

“Ao ser sócio desta rede, o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia possibilita a participação dos ‘stakeholders’ regionais na abordagem ‘bottom-up’ desta rede, contribuindo para o desenvolvimento da política europeia de investigação e inovação”, afirmou o Director Regional.

A missão da ERRIN passa por reforçar a dimensão regional e local no âmbito das políticas e dos programas de investigação e inovação da União Europeia, contribuindo para a construção de uma Europa competitiva, assente num crescimento inteligente, sustentável e inclusivo em todas as regiões.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close