Açores

Açores acolhem reunião da Comissão do Ambiente e Energia do Comité das Regiões em 2020

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas manifestou hoje, em Bruxelas, satisfação com a escolha dos Açores para a realização de uma reunião da Comissão do Ambiente, Alterações Climáticas e Energia (ENVE) do Comité das Regiões, que terá lugar na ilha Terceira em 2020.

“A Comissão do Ambiente do Comité das Regiões acaba de escolher reunir-se nos Açores no primeiro semestre de 2020 à volta de um tema que é a descarbonização e a implementação de energias renováveis para produção de eletricidade”, revelou Rui Bettencourt.

O governante adiantou que a escolha foi feita de “uma maneira muito interessante”, tendo sido disputada entre as candidaturas dos Açores e da Sicília.

Os Açores, adiantou Rui Bettencourt, venceram “por 33 votos contra 22”, pelo que esta reunião internacional terá lugar na Região.

Para o titular da pasta das Relações Externas, “esta votação e este desejo da Comissão do Ambiente para ir aos Açores tem a ver com um dado muito importante, que deve fazer refletir os Açorianos, que é a questão de sermos um exemplo na Europa”.

“A nossa questão da penetração de renováveis na produção de eletricidade, que já ultrapassou os 40%, é exemplar na União Europeia, não só é exemplar na União Europeia mas é um exemplo da União Europeia para o mundo”, afirmou o Secretário Regional, salientando que nos Açores existe “um dos dois únicos campos de produção de energia de origem geotérmica”, sendo o outro na Toscana, em Itália.

“São os dois exemplos que a União Europeia pode apresentar ao mundo como uma questão fundamental para a produção de eletricidade por via das energias renováveis e também com o know-how, com a capacidade que tem a União Europeia de produzir essa energia de origem geotérmica e de ser até capaz de explicar ao resto do mundo e de ter o aconselhamento para outros locais do mundo de como se produz essa energia” sublinhou o governante.

Rui Bettencourt considerou ainda que este “é mais um daqueles exemplos que também deixa uma reflexão importante para os Açorianos”.

“Os Açorianos não devem ter receio de mostrar aquilo que fazem bem, aquilo onde são bons porque, quando mostramos, a União Europeia compreende, segue-nos e aceita, e depois vem-nos visitar e torna os Açores como exemplo”, disse.

A Região Autónoma dos Açores tem assento no Comité das Regiões – órgão consultivo das instituições europeias que representa as entidades regionais e locais da União Europeia e que conta com 350 membros oriundos de todos os Estados Membros – desde a sua criação, sendo atualmente representada pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, e tendo o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, como membro suplente.

A Comissão do Ambiente, Alterações Climáticas e Energia (ENVE) do Comité das Regiões é uma das duas comissões em que a Região participa, a par da Comissão dos Recursos Naturais (NAT), e abrange domínios como o ambiente, as alterações climáticas, a energia e a política espacial da União Europeia.


Autor(a):
Fonte: Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close