Açores

Açambarcamento em Março aumentou vendas em mais de 10%

Em Março, a compra de produtos alimentares nas grandes superfícies comerciais apresentou variações mensais homólogas positivas de 10,01% a preços constantes e de 11,00% a preços correntes, revelou o SREA.

Recorde-se que Março foi um mês em que muita gente acorreu às lojas para açambarcar muitos produtos alimentares , mas tudo indica que o mês de Abril deve retornar à normalidade.

O próprio SREA alerta que a “o mês de Março traduz, em certa medida, a situação atual determinada pela pandemia Covid19, é de esperar que as tendências aqui analisadas se possam alterar substancialmente nas próximas divulgações. Apesar das circunstâncias, continuamos a manter o calendário de produção e divulgação, embora seja possível alguma perturbação associada ao impacto da pandemia na obtenção de informação primária”.

Temos assim que o índice de vendas do comércio a retalho – produtos alimentares – regista em Março, a preços constantes (valores brutos), uma variação mensal homóloga positiva de 10,01% e trimestral homóloga, igualmente positiva, de 7,44%.

A preços constantes (corrigidos dos efeitos calendário e sazonalidade), verifica-se um acréscimo de 4,47% relativamente à variação média nos últimos 12 meses.

Quanto à variação mensal, verifica- se uma variação negativa de 2,78%. Relativamente às variações, mensal homóloga e média nos últimos 12 meses, a preços correntes (valores brutos), ambas cresceram, sendo que a mensal cresceu 11,00% e a média nos últimos 12 meses 3,98%.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW