Açores

Açorianos alcançam quarto lugar em maratona tecnológica

Um grupo de alunos da Universidade dos Açores (UAc) participou no Innovation – Ocean Edition, realizado em Cascais, de 7 a 8 de Junho, e alcançou um quarto lugar.

Trata-se de uma iniciativa do CEiiA em parceria com a UNGC, Sustainable Ocean Business Platform , que consistiu numa maratona tecnológica em torno de desafios associados à implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a partir dos quais se desenvolvem novos produtos e serviços para a sustentabilidade do planeta.

A edição deste ano da iniciativa centrou-se nos Oceanos e pretendeu envolver estudantes do ensino superior em torno de desafios para a Sustentabilidade dos Oceanos, sob a forma de uma “maratona” tecnológica com a duração de uma prova de 24 horas, promovendo a descoberta de talentos e incentivando a geração de ideias inovadoras com elevado potencial de concretização em novos produtos e serviços no âmbito dos desafios para a Sustentabilidade dos Oceanos.

Os esforços para a participação da equipa foram assistidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc e coordenados pelo docente Francisco Cipriano, apesar do curto período de preparação dos estudantes a equipa teve um excelente desempenho, ficando colocada em 4.º lugar no seu tema. Estiveram em competição 22 equipas de toda as universidades do país.

A equipa dos Açores elegeu como pro- posta a elaboração e comercialização de uma app de monitorização de espécies marinhas migratórias no Atlântico e que possa ser utilizada também como jogo educativo que acompanha o trajeto e obstáculos no Atlântico (ex. lixo; bycatch…) dessas espécies. A app tem o nome de MMPet (My Marine Pet).”

Os alunos açorianos, que participaram a convite da Direcção Regional para a Ciência e Tecnologia e do IMAR, foram Catarina Alexandra Camacho Pinho do 3o ano de licenciatura de Ciências do Mar; Cristina Seijo Núñez do mestrado Erasmus Mundus em Ordenamento do Espaço Marítimo, Pablo Gonzalez Muñoz do 3o ano de licenciatura de Ciências do Mar, Pedro Miguel Medeiros Carreiro do 2o ano da licenciatura em Informática – Redes e Multimédia e Rodrigo Rebelo Costa do 3a ano da licenciatura em Economia.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER