Açores

60 anos do Santuário do Senhor Santo Cristo

Decorrem desde o ano passado as celebrações dos 60 anos da elevação da Igreja de Nossa Senhora da Esperança a Santuário Diocesano, no dia 22 de Abril de 1958. Uma data que o reitor do Santuário, cónego Adriano Borges, não quis deixar passar em branco, numa altura em que o Santuário está a ser alvo de uma revitalização ao nível material, mas que o reitor quer se seja também ao nível espiritual.

Para o cónego Adriano Borges assinalar uma data redonda, neste caso 60 anos, “é sempre importante”, daí que tenha sido preparado um programa com várias actividades que decorrem desde o ano passado. Como explicou ao Diário dos Açores, “não queríamos deixar passar em branco esta data”, até porque, adianta, “estamos a dar uma nova vida ao Santuário: por um lado estamos a revitalizar a parte material que são as obras e que vão levar ainda alguns anos a estarem concluídas e em segundo lugar queremos revitalizar a parte espiritual”.

Neste capítulo, Adriano Borges avança que para além do que já está agendado no programa desta comemoração, vão ser também promovidas outro tipo de actividades para colocar em destaque aquilo que é a função de ser Santuário. “Isto é que é importante: perceber o que é um Santuário, para que é que é importante e porque motivo as pessoas ocorrem aos santuários”, esclarece.

Do programa festivo destaca-se uma celebração de acção de graças esta Segunda-feira, 22 Abril, no 60.º aniversário do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres da Diocese de Angra, estando ainda previstas outras iniciativas como um encontro de reitores dos santuários diocesanos dos Açores, a 24 de Maio, e um simpósio nos dias 11 e 12 de Julho, onde D. Carlos Azevedo, do Conselho Pontifício para a Cultura, da Santa Sé, aborda o tema “Viver em Cristo: Pleno humanismo de santidade”.

“Vamos celebrar na reflexão- conferências e colóquios-, liturgia – celebrações- e no compromisso pastoral os 60 anos do nosso querido Santuário do Senhor Santo Cristo” refere o reitor e o vice-reitor, cónegos Adriano Borges e José Medeiros Constância, respectivamente. “Convidamos todos os cristãos e peregrinos a aprofundarem a sua fé neste ano pastoral de `Comunidade Evangelizada em Comunhão Missionária´ e a sermos todos, tudo e sempre missionários do Senhor”, referem.

Por isso “todos estão convidados a participarem com a Igreja da nossa diocese, ilha e cidade de Ponta Delgada em todos os actos deste programa celebrativo”, dando “graças pelo passado, pedindo a bênção para o presente, queremos que o nosso Santuário seja no futuro um grande foco de dinamização formativa e espiritual”, refere ainda a equipa reitoral. Até ao momento já se realizaram três conferências evocativas da efeméride, centradas na dimensão do acolhimento, da centralidade eucarística, da peregrinação e da conversão que um santuário promove.

O culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres foi impulsionado a partir dos séculos XVII e XVIII, dentro dos princípios adotados pela Igreja Católica no Concílio de Trento, no sentido da defesa da importância do culto e da veneração de imagens, um dos princípios de divergência em relação à Reforma protestante. Na actualidade, aquando das festas em honra do Senhor Santo Cristo, uma multidão acorre ao Campo de São Francisco e ao Convento da Esperança para viver e celebrar uma das maiores manifestações de devoção, fé e respeito. Além de se prestar homenagem à imagem do Senhor, são pagas as promessas feitas.

Ao longo do restante do ano, a imagem encontra-se guardada numa capela do convento, localizada em frente e em sentido oposto ao altar-mor da igreja, separada da nave por um gradeamento. As festas do Senhor Santo Cristo realizam- se no quinto Domingo a seguir à Páscoa e são as maiores festas religiosas dos Açores, atraindo milhares de peregrinos que durante o fim-de-semana percorrem as ruas de Ponta Delgada.

A festa deste ano, que se realiza a 24 e 25 de Maio, será presidida pelo arcebispo D. José Avelino Bettencourt, núncio apostólico da Santa Sé na Arménia e na Geórgia.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER