Açores

10 Fest Açores

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou, em Ponta Delgada, a importância do ’10 Fest Açores’, considerando que coloca a gastronomia açoriana a um “nível de excelência”.

Marta Guerreiro, que falava na abertura do ’10 Fest – 10 Dias, 10 Chefs’, salientou que este “é um evento cada vez mais consolidado, que nos faz viajar por todo o arquipélago ao sabor de paladares contemporâneos”.

“Se as nossas nove ilhas são conhecidas pela diversidade dos seus produtos turísticos, a nossa cozinha, os nossos pratos típicos são, sem qualquer dúvida, um desses produtos, proporcionando uma imersão pela nossa identidade”, frisou a Secretária Regional.

A Secretária Regional considerou que o ’10 Fest’, desde 2012, “continua a surpreender pela qualidade, interpretação ou reinterpretação, ousadia e diversidade dos pratos que são apresentados”, acrescentando que neste evento os produtos açorianos “ganham destaque pela mão dos 10 chefs que rumam até esta Escola para criarem sensações únicas por via da redescoberta da cozinha”.

“Este foi um grande primeiro dia de sensações para o paladar, deixando-nos muito expectantes para os restantes”, afirmou.

A titular da pasta do Turismo referiu ainda que o ’10 Fest’ se apresenta como “uma verdadeira e completa oferta gastronómica turística”, proporcionando aprendizagem técnica “por via do intercâmbio de profissionais, formandos e formadores, contribuindo, assim, para um pensamento conjunto sobre a cozinha açoriana e as potencialidades da sua atualização”.

“No arranque de mais uma edição, não posso deixar de destacar o papel da Escola de Formação Turística e Hoteleira pela ousadia de criar um evento como este, evidenciando os nossos produtos, a nossa gastronomia e as pessoas que todos os dias estão no terreno neste setor muito específico”, frisou Marta Guerreiro.

A Secretária Regional reforçou o papel desta instituição “num dos maiores desafios” do destino Açores, que diz respeito à sua qualificação com enfoque nos recursos humanos, “onde a formação representa uma das maiores exigências para reforçar a notoriedade dos Açores”.

“Se queremos proporcionar momentos únicos a quem nos visita, precisamos de continuar a elevar os nossos padrões de qualidade e saber potenciar os nossos recursos”, salientou, frisando a importância da valorização das profissões ligadas ao setor do turismo, onde a Escola tem tido um papel preponderante.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
GACS
Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close