África

Lisboa quer retomar cooperação com Bissau

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal chega à Guiné-Bissau esta quinta-feira para uma visita de três dias. Augusto Santos Silva afirma que esta deslocação visa retomar “o nível máximo de cooperação bilateral entre os dois países”.

O responsável pela diplomacia portuguesa inicia esta quinta-feira uma visita de três dias à Guiné-Bissau. Em declarações à agência de notícias Lusa, Augusto Santos Silva disse que esta deslocação visa retomar “o nível máximo de cooperação bilateral entre os dois países”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal referiu que “agora que a Guiné-Bissau tem um governo em plenitude de funções, não há nenhuma razão para que a cooperação continue a um nível inferior àquele que poderia ser”.

Em Bissau, Augusto Santos Silva tem encontro marcado com o chefe de Estado, José Mário Vaz, com o primeiro-ministro, Aristides Gomes, e com a responsável pela diplomacia guineense. A agenda do ministro incluiu ainda uma reunião com a cooperação portuguesa.

O Programa Estratégico Cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau para o período 2015-2020 inclui um envelope financeiro de cerca de 40 milhões de euros e tem como prioridades a promoção da boa governação, o Estado de Direito e os Direitos Humanos, assim como o desenvolvimento sustentável e os bens públicos globais.

Fonte: RF


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close