MundoPortugalViagens

Sintra

Por: Fabiane Azevedo 
Palácio de Monserrate
Palácio de Monserrate

Declarada Património Mundial da UNESCO, a misteriosa e fascinante Sintra, também conhecida como Monte da Lua, está entre os destinos mais apaixonantes que já visitamos mundo afora. Sintra é uma vila portuguesa pitoresca, localizada no centro das colinas da Serra de Sintra e com um clima mais fresco atraiu a nobreza e elite de Portugal, que construíram palácios requintados, residências extravagantes e jardins decorativos.

A variedade de edifícios históricos fascinantes e as belíssimas paisagens estabeleceram Sintra como um dos melhores destinos turísticos, a partir de Lisboa. A razão pelo qual deve-se visitar Sintra é porque é uma cidade relativamente pequena, existe um número vasto de monumentos históricos e atrações turísticas interessantes, mais de 10 monumentos nacionais, incluindo palácios opulentos, ruínas antigas e habitações decorativas.

No centro histórico existem com lojas e cafés tradicionais, tudo em redor do estilo gótico do Palácio Nacional.

Sintra é adequada para visitantes de todas as idades e é considerada como a melhor viagem de um dia a partir de Lisboa. Os caminhos entre os palácios de Sintra e da Pena, colina acima, é uma viagem a outros tempos. Os barulhentos passos sobre as folhas que caem do denso bosque é quase um mantra para remeter você a um mundo fantástico outrora dominado por visigodos, romanos, mouros e nobres portugueses.

As estações mais agradáveis em Portugal são a primavera (especialmente os meses de abril e maio) e o finalzinho do verão (setembro). Em agosto tudo fica mais caro e concorrido, porque é época de férias na Europa. Mas é claro que é uma época ótima para curtir as praias da região. Entretanto Portugal não tem um inverno muito rigoroso e a qualquer época Sintra é bem vinda.

Como chegar:

Existe um serviço económico e regular de comboio que liga Lisboa a Sintra, onde opera um autocarro turístico (a rota 434) que liga a estação, a cidade e os três monumentos nacionais.

 

Visitar:

 Palácio da Pena, eleito pela European Best Destinations 2015 como o mais belo “castelo” do Velho Continente. Esse é um dos melhores pontos turísticos para conhecer em Sintra. Situado no parque de mesmo nome, este magnífico Palácio encontra-se no topo da montanha mais alta da Serra de Sintra, a 27 km da capital Lisboa e a 2 km do centro da vila de Sintra.

 

Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira: Talvez, poucos palácios no mundo sejam tão misteriosos e inexplicáveis em alguns aspetos quanto a Quinta da Regaleira. Um dos muitos palácios e mansões a se visitar em Sintra. Bem, para este tour reserve pelo menos meio-dia, pois o bosque e os jardins do Palácio, além de lindos, são enormes e tem muito o que ver e fazer.

 

Palácio de Monserrate: Com influências medievais, românticas, árabes e orientais – o Palácio de Monserrate, como seu “primo”, o Palácio da Pena, representam o ponto mais alto da suntuosa arquitetura romântica portuguesa. Além da visita ao Palácio, os jardins são um dos melhores e mais tranquilos passeios a dois. O Parque e o Palácio de Monserrate ficam localizados em São Martinho, a escassos 7 km do centro da vila de Sintra.

 

Praia da Ursa: Seguindo com o que fazer em Sintra, para os trilheiros de plantão apaixonados por natureza, a dica é a visita à selvagem Praia da Ursa. Eleita como uma das mais belas do mundo, a Praia da Ursa, na freguesia de Colares. Esta praia não possui infraestrutura de restaurantes, bares e cafés. Para aqueles que pretendem passar o dia por ali, recomenda-se levar lanche, bebidas e um saquinho para colocar o lixo. A melhor época para aproveitar a Ursa, é de Maio a Setembro.

 

Azenhas do Mar: Para fechar com chave de ouro o roteiro em Sintra, conheça Azenhas do Mar, um vilarejo charmoso incrustado nas arribas da costa – seguramente um dos cantinhos mais especiais do país. Azenhas pertence à freguesia de Colares – Conselho de Sintra. Está a cerca de 10 km da vila de Sintra e a 38 km de Lisboa. A maneira mais fácil e rápida de chegar é de carro, ou apanhar o Elétrico de Sintra, rumo à Praia das Maçãs e fazer o resto do percurso a pé. E, se durante o dia a paisagem de Azenhas do Mar já é maravilhosa, no final da tarde, o vilarejo simplesmente se transforma, com o pôr-do-sol mais belo da região. Imperdível!

 

Onde ficar: Dê uma olhadela na nossa lista de sugestões de hotéis nessa região:

Águamel Boutique Guest House
Aguamel Sintra, Boutique Guest House

São Miguel Guest House, hotel num casarão do século 19, com nota 9,5

Sintra Boutique Hotel, 4 estrelas, nota 9,5

Casa da Pendoa, apartamentos e estúdios, nota 9,2

Chez Flor, apartamento com nota 9,5

Águamel Sintra, Boutique Guest House, fica num casarão do século 19, nota 9,2

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER