Mundo

Mais de uma centena de baleias morrem encalhadas numa praia na Austrália

Mais de uma centena de baleias-piloto deram à costa, na madrugada de sexta-feira, numa praia no sudeste da Austrália. Das cerca de 150 baleias que encalharam na praia, apenas seis terão sobrevivido e regressado ao mar, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Biodiversidade e Conservação da região na rede social Twitter.

Voluntários, especialistas e autoridades competentes foram mobilizados para o local para tentar salvar os animais sobreviventes. As baleias-piloto foram avistadas por um pescador na baía de Hamelin, a 315 quilómetros a sul de Perth, de acordo com a estação televisiva BBC. Quando as equipas de resgate chegaram à praia, cerca de metade das baleias já estavam mortas, tendo vindo as restantes a morrer ao longo do tempo, segundo as autoridades australianas.

“A força dos animais e as condições meteorológicas ventosas e possivelmente húmidas vão afectar o momento e o lugar em que tentaremos movê-los para o mar”, disse Jeremy Chick, do Departamento de Biodiversidade e Conservação da região, citado pela BBC.

Os animais, da espécie baleia-piloto-de-aleta-curta, também conhecida como baleia-piloto-de-peitorais-curtos, podem medir até cinco metros e habitam em água tropicais e subtropicais. Estas baleias costumam andar em grandes grupos, pelo que o encalhamento “em massa” se poderá justificar a este facto. No entanto, as circunstâncias pelas quais as cerca de 150 baleias deram à costa ainda não são conhecidas.

Cerca de 320 baleias-piloto ficaram encalhadas na baía de Hamelin, em 1996, naquele que foi considerado o maior acidente no local.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER