Mundo

Do Natal aos Aliados, passando pelos Sem-Abrigo

Alexandre Franco
Diretor/Editor

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente a 25 de dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.
Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), a festividade foi redignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, canções natalícias, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas, presépios… Além disso, o Pai Natal é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.
Como a troca de presentes e muitos outros aspetos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade económica entre cristãos e não-cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para as empresas. O impacto económico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.
Tudo isto, quando cerca de 800 sem-abrigo e famílias carenciadas do Porto se juntaram para o jantar de Natal oferecido pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto.
A iniciativa, que já vai na nona edição, decorreu num pavilhão gimnodesportivo e contou com “o voluntariado de cerca de uma centena de funcionários da autarquia”, disse o presidente da entidade organizadora.
“De ano para ano o número de comensais tem vindo a aumentar, e entre eles o de crianças, o que me deixa chocado”, revelou o responsável sobre uma consoada preparada para receber “mais de 1.000 comensais graças ao apoio de empresas parceiras que patrocinam o evento”.
Sobre a iniciativa, destacou o contributo do Centro Cultural no sentido de “dar a quem mais precisa um Natal diferente, com carinho, com conforto e com tudo aquilo que qualquer família que não tenha dificuldades vai usufruir na consoada”.
E para terminarmos, vamos destacar como o presidente do FC Porto aproveita a época natalícia para dizer que as acusações sobre um alegado esquema de favorecimento criado pelo Benfica já não são negadas por ninguém, garantindo que os ‘dragões’ vão continuar a “lutar pela verdade no futebol português”.
No habitual jantar de Natal organizado pela Comissão de Recandidatura do líder ‘azul e branco’, Pinto da Costa recebeu uma réplica do troféu da Taça dos Campeões Europeus conquistada em 1987, bem com uma caneta em prata, aproveitando o momento para ironizar.
“Este ano estamos mais esperançados no título. Mas temos a memória bem fresca, porque sabemos o que se passou na Vila das Aves e no Dragão [no clássico com o Benfica].
Temos de estar atentos. Se não houver mais episódios como esses, não tenho dúvida que estaremos nos Aliados a festejar”, prometeu.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER