Mundo

ADN ajuda a identificar e deter assassino em série dos anos 70 e 80

As autoridades da Califórnia anunciaram a prisão de um homem suspeito de ser o “assassino do estado dourado”, responsável por assassinatos e violações em massa nas décadas de 1970 e 1980.

“Na terça-feira, um mandado de detenção foi emitido” contra James DeAngelo, acusado de assassinato e violação, com circunstâncias agravantes, e identificado após 40 anos de pesquisa através de análise de ADN, anunciou a procuradora de Sacramento, Anne Marie Schubert, em conferência de imprensa.

Uma análise de ADN comparada nos últimos seis dias relacionou um ex-polícia a alguns dos crimes cometidos por um assassino em série californiano responsável por pelo menos 12 homicídios e 45 violações em todo o estado nos anos 70 e 80, informaram as autoridades na quarta-feira.

Joseph James DeAngelo, de 72 anos, que foi demitido do Departamento de Polícia de Auburn, foi preso depois de uma amostra de ADN seu ter coincidido com o do chamado “assassino do estado dourado” (“Golden State Killer”), disse Anne Marie Schubert.

As autoridades afirmaram que DeAngelo havia sido preso sob suspeita de ter cometido quatro assassinatos nos condados de Sacramento e Ventura e acabou acusado de dois homicídios no caso de Ventura. “Sabíamos que estávamos a procurar uma agulha no palheiro, mas também sabíamos que a agulha estava lá”, frisou Schubert.

“Encontrámos a agulha no palheiro e estava bem aqui, em Sacramento”, afirmou a procuradora, acrescentando: “A resposta esteve sempre no ADN”.

Armado, o atacante mascarado dos anos 70 e 80 aterrorizou as comunidades, invadindo casas enquanto mulheres solteiras ou casais dormiam. Por vezes, amarrava o homem e empilhava pratos nas costas deste, violando depois a mulher, enquanto ameaçava matar os dois se os pratos caíssem.

Muitas vezes levou recordações das casas, principalmente moedas e joias das suas vítimas, que tinham entre 13 e 41 anos.

DeAngelo foi demitido do Departamento de Polícia de Auburn em 1979, depois de ter sido preso por roubar uma lata de repelente de cães e um martelo de uma farmácia, de acordo com artigos da época publicados no “Auburn Journal”.

O FBI diz que tinha uma equipa a reunir provas numa casa da região de Sacramento ligada a DeAngelo.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER