Extensão da linha de metro Toronto-York Spadina abre este domingo

Views: 13
Luí Aparício
Jornalista

A tão aguardada extensão da linha de metro de Toronto-York Spadina da TTC abre finalmente este domingo, prometendo um serviço mais rápido e mais conveniente para aqueles que se deslocam diariamente para o local de trabalho.
A nova extensão do metro Toronto-York Spadina (TYSSE) é um prolongamento da Linha 1, desde a Downsview Park Station ao Centro Metropolitano de Vaughan, na autoestrada 7, na região de York, e abrange 8,6 quilómetros. A extensão inclui seis novas estações de metro – Downsview Park, Finch West, York University, Pioneer Village, Highway 407 e Vaughan Metropolitan Centre – e adiciona lotes de estacionamento para veículos automóveis dos passageiros, bem como terminais de autocarros da TTC, York Region e GO.
No dia 17 de dezembro às 08h00, o primeiro comboio do metro partirá da região de York, sentindo sul, inaugurando o novo serviço que vai além dos limites regionais.
A extensão adiciona aproximadamente 13 minutos ao tempo de viagem completo na Linha 1, da Finch para o Centro Metropolitano de Vaughan, para um tempo de viagem total de 79 minutos.
A abertura da extensão da Linha 1 também marca a introdução de um novo Serviço de Atendimento ao Cliente, substituindo as cabines coletoras tradicionais nas seis novas estações. Os agentes do serviço ao cliente serão lançados no próximo ano em toda a TTC.
Juntamente com um trajeto mais rápido, também há a promessa de um bilhete mais barato. A partir de janeiro de 2018, todos os passageiros pagarão uma tarifa TTC reduzida de 1,50 dólares com o uso de um cartão Presto para transferência entre o GO Transit, o UP Express e a TTC.
Apesar de todo o entusiasmo à volta do projeto, a extensão passou por algumas dores de cabeça, incluindo atrasos e derrapagem de custos.
O custo mais do que duplicou as estimativas iniciais, para 3,2 mil milhões de dólares, incluindo 500 milhões de dólares não atribuídos à adição de novas paragens. O financiamento é dividido entre Otava, Queen’s Park, Região de York e Toronto, com a contribuição da cidade estimada em aproximadamente 900 milhões de dólares.
O número de passageiros na extensão de 8,6 quilómetros deverá chegar a 26,3 milhões por ano. A última abertura da extensão do metro foi em 22 de novembro de 2002, quando o presidente Mel Lastman e outros convidados especiais, abriram oficialmente a linha Sheppard, que teve um custo de mil milhões de dólares. •

Saiba mais:
• A extensão da Linha 1 de 8,6 quilómetros possui um sistema de sinalização de última geração e seis estações modernas, brilhantes e totalmente acessíveis, todas equipadas com Wi-Fi, rede móvel, os novos portões de tarifa da TTC com PRESTO e estacionamento dedicado para bicicletas.

• O estacionamento na extensão da Linha 1 será fornecido pela TTC na Estação Finch West (347 espaços), na Estação Pioneer Village (1881 espaços) e na Estação Highway 407 (583 espaços). O estacionamento será gratuito nos estacionamentos da TTC até abril.

• Os passageiros poderão viajar ao longo de toda a Linha 1 com uma única tarifa TTC, mesmo quando atravessar Vaughan no metro. No entanto, cada pessoa precisará pagar novamente se mudar para outro sistema de transporte público, como um autocarro da York Region Transit (os clientes que atravessam a Steeles Avenue de autocarro em outra parte da cidade ainda terão de pagar uma tarifa adicional).

• Os clientes podem pagar com cartão PRESTO, Metropass (passe mensal), bilhetes, tokens ou dinheiro (quantia exata). Os cartões Presto serão vendidos nas novas estações e haverá máquinas para carregar o seu saldo; no entanto, não serão vendidos passes mensais, bilhetes e tokens.

• Uma série de rotas de autocarro serão alteradas ou eliminadas logo que o serviço do metro entre em funcionamento no dia 17 de dezembro. A rota do autocarro 196 York University Rocket será interrompida e os autocarros da York Region Transit substituirão o serviço ao norte da Steeles Avenue West, na Weston Road, Jane Street, Keele Street e Dufferin Street.

Onde estão localizadas as novas estações?

Downsview Park Station (80 Carl Hall Road) – entre a Keele Street e Allen Road, no extremo mais a norte do Downsview Park

(Nota: Esta estação não deve ser confundida com a antiga Estação Downsview na Sheppard Avenue e Allen Road, que foi renomeada para Sheppard West Station no início deste ano)

Finch West Station (3950 Keele Street) – na Keele Street, um quarteirão ao norte da Finch Avenue West.

York University Station (120 Ian Macdonald Boulevard) – na York Boulevard e Ian Macdonald Boulevard.

Pioneer Village Station (entrada sul no 185 Northwest Gate e entrada norte em 2800 Steeles Avenue West) – 1 km a leste da Jane Street, na Steeles Avenue West.

A Estação Highway 407 está localizada no número 7332 Jane Street – na Jane Street, a sul da Highway 407.

Estação do Centro Metropolitano de Vaughan (3150 Highway 7) – no lado norte da autoestrada 7, a menos de cinco minutos a pé, a oeste da Jane Street.

Comments: 0