Desporto

Toronto FC conquista a primeira MLS Cup

Jozy Altidore marcou no minuto 67 e Victor Vazquez fechou a contagem com um golo no período de descontos, ajudando o Toronto FC a completar uma temporada recorde com uma vitória por 2-0 sobre a equipa de Seattle na final da MLS Cup, vingando uma dolorosa derrota, nos penaltis, justamente para os Sounders, na final do ano passado.

Toronto dominou o encontro, mostrando total confiança e disposição, perante uma assistência de mais de 30 mil espetadores no BMO Field, na tarde de sábado, dia 9 de dezembro.

Altidore foi nomeado o jogador mais valioso da partida. “Esta é a melhor cidade do mundo”, disse Altidore, depois de receber o seu prémio MVP no campo.

Os Sounders não haviam sofrido um golo em 609 minutos, um registo que remonta a uma derrota por 2-0, em Filadélfia, no passado dia 1 de outubro. Seattle manteve as redes invioladas em 12 dos 18 jogos anteriores, incluindo os seis últimos.

A vitória do sábado completou um «treble» sem precedentes para Toronto, acrescentando o Troféu Philip F. Anschutz à Supporters’ Shield, símbolo do melhor recorde da temporada regular – neste caso, a melhor temporada regular da liga – e ainda a Voyageurs Cup como campeão canadiano. Sem esquecer também o título de campeão da Conferência Este.

Enquanto que Toronto desfrutou de uma temporada regular recorde, o caminho do playoff até à final provou ser bem complicado, com o TFC a chegar ao último jogo com um registo de 4-3-2, desde meados de setembro.

Sob o acordo de negociação coletiva da Major League Soccer, os vencedores da Taça recebem 275 mil dólares, enquanto que a equipa derrotada fica com um prémio monetário de 80 mil dólares.

Greg Vanney, de Toronto, o treinador do ano da MLS, chegou à final com um registo negativo, tendo perdido três finais da MLS Cup, na qualidade de jogador e uma outra no papel de treinador. Duas dessas derrotas foram decididas no prolongamento e uma outra na marcação de grandes penalidades.

Toronto (20-5-9) alcançou um recorde de 69 pontos na liga desta temporada, despachando os New York Red Bulls e os Columbus Crew SC (na final da Conferência Este), durante os playoffs.

A primeira equipa a conquistar um lugar nos playoffs nesta temporada, Toronto estabeleceu recordes da franchise para o número de vitórias (20), golos marcados (74), menor número de golos permitidos (37), sem sofrer golos (13), vitórias caseiras (13), pontos em casa (42), vitórias fora (7) e pontos obtidos em jogos fora (27).

Toronto chegou à final tendo perdido apenas duas vezes no BMO Field nesta temporada, para Montreal na temporada regular e para os Red Bulls, durante os playoffs.

Seattle (14-9-11) terminou 16 pontos atrás de Toronto na temporada regular. Os Sounders derrotaram Vancouver e Houston para chegarem à final.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER