Portugal

O futuro do Cartão de Cidadão? Pode ser emissão na hora e em locais públicos

O Cartão de Cidadão faz hoje 10 anos mas o Governo está já a trabalhar na sua evolução. Depois das novidades estreadas em outubro há uma máquina nova em testes que pode emitir cartões na hora.

É ainda um protótipo, mas a Imprensa Nacional Casa da Moeda pode vir a dispensar a impressão dos cartões de cidadão tal como são feitos actualmente, acelerando o processo de emissão e entrega do documento de identificação. A máquina dispensadora foi hoje testada pelo Primeiro Ministro António Costa e a Ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, com a secretária de Estado Anabela Pedroso, na cerimónia que assinalou os 10 anos de emissão do documento de identificação.

A ideia é que a nova máquina possa ser colocada em locais públicos, disponível 24 horas e sete dias por semana. Com a máquina é possível um cidadão revalidar o seu Cartão de Cidadão, entregando o cartão que vai substituir e fazendo a recolha dos dados biométricos (fotografia, impressão digital, altura e assinatura), recebendo imediatamente o novo cartão, que é impresso no momento.

Segundo os números hoje divulgados, já foram emitidos mais de 20 milhões de cartões de cidadão, sendo que cerca de 10,9 milhões estão ativos. E Gonçalo Caseiro, presidente da Imprensa Nacional Casa da Moeda, destacou que 1,5 milhões foram produzidos e entregues no próprio dia.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER