Marcelo Rebelo de Sousa admite visita oficial ao Canadá

Views: 139

“Talvez em 2020”

Chegou pontualmente à hora marcada e mesmo antes de entrar no recinto de 95 mil metros quadrados da ExpoFacic, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pela anfitriã, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e demais autarcas do concelho. 

De imediato abordado pela equipa da Camões TV, do grupo MDC, o Presidente da República logo tratou de enviar uma saudação especial para os portugueses residentes no Canadá. 

“Queria dar um grande abraço, primeiro dizendo que muitas vezes tenho recordado que muitos dos nossos melhores que estão lá fora são tanto portugueses como os portugueses que vivem em Portugal. Aliás, agora o parlamento acaba de reconhecer isso ao alargar o recenceamento. Eu estimulo-os a votarem mais, interessarem-se mais por Portugal. Mas já se interessam muito!” 

Contrariando a vontade de seguranças e demais elementos responsáveis pela visita à ExpoFacic, o Chefe do Estado Português continuou a prestar declarações exclusivas ao jornal Milénio e Camões TV, numa clara demonstração de interesse e respeito pela comunidade portuguesa residente no Canadá – “Quero agradecer-vos o que fazem todos os dias, construindo “Portugais” lá fora, concretamente, no Canadá. É uma grande comunidade! Uma comunidade não só forte, como muito antiga, mas com gente nova também. Uma nova geração!” 

A propósito do trabalho de cobertura da ExpoFacic desenvolvido pelo grupo MDC – Camões TV, Camões Rádio e jornal Milénio – transportando para o Canadá pedaços de Portugal, o Presidente da República felicitou a escolha, sublinhando a importância do certame a nível nacional – “Escolheram muito bem! A minha presença aqui é um elogio a esta iniciativa. Porque é uma iniciativa que mostra a pujança de um município, mas dos munícipes, quer dizer das pessoas. Sem demérito para os autarcas a ExpoFacic é, sobretudo, o que representa de força destas populações e da sua capacidade de afirmação a nível não apenas local, como também regional e nacional. É um grande certame nacional!” 

Durante mais de duas horas Marcelo Rebelo de Sousa tomou contacto com a realidade da ExpoFacic e, como é seu timbre, fez questão de aceder aos inúmeros pedidos de selfies e cumprimentos de todos quantos o abordavam. Sempre com a reportagem da Camões TV por perto, o Presidente da República, depois de lembrar a presença recente do Primeiro-Ministro António Costa no Canadá, fez uma declaração surpreendente – “O Sr. Primeiro-Ministro já lá esteve, recentemente em Maio. Eu talvez lá vá em 2020” 

Ficou assim o registo de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República portuguesa, em declarações exclusivas ao jornal Milénio/Camões TV, a admitir a possibilidade de se deslocar ao Canadá daqui a 2 anos. 

 

Madalena Balça 

Source:MS
Comments: 0

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.