LifestyleMundo

Vinho do Porto celebra região do Douro a partir de 1 de setembro

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) celebra os 261 anos da Região Demarcada do Douro entre 1 e 10 de setembro, com uma regata de barcos rabelos e harmonizações de comida com vinho do Porto.

O programa “estende-se entre o Douro, o Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, com rotas de restaurantes e bares” que, durante 11 dias, “harmonizam um prato ou promovem um cocktail ou copo com Vinho do Porto, respondendo ao desafio Contagiar a Cidade”, explica o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), em comunicado.

Uma regata de barcos rabelos no rio Douro e uma festa aberta ao público no Jardim das Oliveiras, na zona dos Clérigos, no Porto, marcam o encerramento das comemorações, no dia 10, data que “assinala a instituição da primeira região vitivinícola do mundo, demarcada e regulamentada em 1756”, acrescenta o IVDP.

Para a noite do dia 10, está também agendada uma “rota de jantares vínicos”, na qual restaurantes “confecionam um menu especial harmonizado com Vinho do Porto, apresentado por um enólogo”.

De acordo com Manuel Cabral, presidente do IVDP, o programa “pretende disseminar a verdadeira experiência do Vinho do Porto e do Douro Vinhateiro, homenagear a sua história, espalhar a palavra aos especialistas e ao consumidor, sobretudo aos mais jovens”, bem como “ao mundo, apontando o futuro daquele que é simultaneamente grande embaixador e anfitrião do nosso país”.

O evento “conta ainda com a participação de convidados internacionais que serão recebidos para um fim de semana em quintas no Douro, onde viverão o ambiente, a história e as memórias das famílias e das casas do Vinho do Porto”, descreve o IVDP.

Segundo o instituto, durante a manhã de dia 10 realiza-se a aula “A Flight of the Sixties”, no Hotel Six Senses Douro, “em que serão provados Vinhos do Porto da década de 60, a apresentar pelos enólogos das respetivas Casas”, sendo o regresso ao Porto feito “no comboio histórico “The Presidential”.

Este ano, as festividades chegam também aos Estados Unidos da América (EUA), onde a 6 de setembro se realiza “uma prova de Vinho do Porto no The Lofts at Prince, no Soho de Nova Iorque”.

O IVDP destaca que os EUA “são um mercado em expansão para o Vinho do Porto” e que, em 2016, foram exportadas para aquele país “408 mil caixas de DOP Porto” de 54 empresas, “num valor total que ascende aos 34 milhões de euros”.

“A evolução das exportações para este mercado tem sido, em geral, positiva desde 2009. Entre 2010 e 2016, as vendas para os EUA cresceram em volume de negócios e em preço médio”, descreve o instituto.

 

ACG // JGJ

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER