ComunidadeEntretenimentoLifestyle

O mês do herói nacional

 

 

 

 

Por: Francisco Pegado

 

Nesta edição, vamos homenagear António Agostinho Neto, Fundador da Nação e Primeiro Presidente da  República de Angola.

António Agostinho Neto era médico de profissão, poeta por vocação e politico. Nasceu a 17 de setembro de 1922 (Kaxikane, Icolo e Bengo, Angola). Morreu a 10 de setembro de 1979 (Moscovo, Rússia).

António Agostinho Neto foi um médico angolano, formado nas Universidades de Coimbra e de Lisboa. Foi Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e em 1975 tornou-se no primeiro Presidente de Angola até 1979.

Poeta nacionalista, seus escritos foram proibidos e esteve preso de 1955 a 1957 e outra vez, já em Angola, de 1960 a 1962. Conseguiu fugir para Marrocos e posteriormente fundou o MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola. Após concluir o ensino primário, entrou para o Liceu Salvador Correia, em Luanda, onde terminou o 7º ano em 1944. Depois, partiu para Portugal para frequentar a Faculdade de Medicina. Foi em Portugal onde Agostinho Neto iniciou a sua ação política. Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa, que congregava patriotas das diversas colónias portuguesas para uma ação revolucionária conjunta nas cinco colónias portuguesas: Angola, Guiné, Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.

António Agostinho Neto escreveu ao todo 7 obras, que são divididas em poéticas e políticas.

 

Poesia

1957 – Quatro Poemas de Agostinho Neto, Póvoa do Varzim, e.a.

1961 – Poemas, Lisboa, Casa dos Estudantes do Império

1974 – Sagrada Esperança, Lisboa, Sá da Costa (inclui os poemas dos dois primeiros livros)
1982- A Renúncia Impossível, Luanda, INALD (edição póstuma)

 

Política

1974 – Quem é o inimigo… qual é o nosso objetivo?

1976 – Destruir o velho para construir o novo

1980 – Ainda o meu sonho

 

Deixovos com um dos maiores poemas de sua autoria

 

HAVEMOS DE VOLTAR

Às casas, às nossas lavras
às praias, aos nossos campos
havemos de voltar

Às nossas terras
vermelhas de café
brancas de algodão
verdes dos milharais
Havemos de voltar

Às nossas minas de diamantes
ouro, cobre, de petróleo
havemos de voltar

Aos nossos rios, nossos lagos
às montanhas, às florestas
havemos de voltar

À frescura da mulemba
às nossas tradições
aos ritmos e às fogueiras
havemos de voltar

À marimba e ao quissangue
ao nosso carnaval
havemos de voltar

À bela pátria angolana
nossa terra, nossa mãe
havemos de voltar

Havemos de voltar
À Angola libertada
Angola independente
Cadeia do Aljube de Lisboa
Outubro de1960

 

Sabias que ?

Dia 17 de setembro, é feriado em Angola. E o dia consagrado ao Herói Nacional e Fundador da Nação, Dr. Antonio Agostinho Neto.

-Em 1947, integrou o Movimento dos Jovens Intelectuais de Angola sob o lema “Vamos Descobrir Angola”. Em Coimbra, com Lúcio Lara e Orlando de Albuquerque, colaborou nas revistas “Momento” e “Mensagem”, órgãos da Associação dos Naturais de Angola.

-Em 19751976 foi-lhe atribuído Prémio Lenine da Paz.

– O primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, em 2016 foi agraciado com o titulo póstumo com o Prémio Mandela de AUDÁCIA, pela sua contribuição heroica na luta pelas Independências de Angola, Zimbabwe e Namíbia, pelo fim do Apartheid na África do Sul e a consequente libertação de Nelson Mandela.

 

*Pode encontrar mais informações sobre António Agostinho Neto, vida e obra na Fundação Dr. António Agostinho Neto,  FAAN

 

FRASE DA SEMANA

“Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.”

-Provérbio Africano

 

Coisas de Cá

Dodó Miranda , entre nós

Dodó Miranda, o músico, compositor e produtor vai participar no “Basakoli Music Jazz Festival”. O festival, que já vai na sua segunda edição, é realizado anualmente pela Basakoli Music, um festival anual no Canadá dirigido pelo angolano Edi Matondo. Farão parte do referido evento diversos artistas, com destaque para Les Fous A.K.A, a Canadian Staff Band. O mesmo fará parte de um outro concerto no dia 23 de Setembro, no Luanda House, com diversos artistas locais como Maria da Silva “Sweet Maria”, Mariano Congo e SouksteK Band acompanhados pelos Dj NS e Victor Bernardo. Uma produção de Yauca Produtions e Basakoli Music.

Coisas de Lá

ANGOLA- C4 Pedro, celebra 10 anos de carreira, com dois Shows na Casa70 nos dias 28 e 29 de setembro.

C4 Pedro e músico, compositor e produtor com vários sucessos e inúmeros prémios nacionais e internacionais, sendo os últimos atribuídos em 2016 pela África Magazine Music Awards (Afrimma), na categoria de melhor artista da África Central, prémio de mérito Carreira Internacional, no Angola Music Awards, e melhor artista da Lusofonia no MTV Base. O artista é embaixador da Onusida desde 2013, por este motivo as receitas dos dois shows serão entregues a ONUSIDA em Angola, para apoiar um dos vários projetos de educação, sensibilização e combate da Sida.

 

 

 

 

ANGOLA- SHOW DO MÊS APRESENTA ANGOLA 70´s

A 4.ª temporada do Show do Mês celebra uma viagem no tempo (ANGOLA 70´s), nos dias 29 e 30 de Setembro de 2017

Show do Mês, evento que decorre mensalmente é um dos eventos musicais mais regular do país, sendo que no final de cada mês passa um artista pelo seu palco, no Royal Plaza Hotel, no Talatona.

 

MOÇAMBIQUE- Antigas glórias do Barcelona jogam novembro em Maputo.

A partida enquadra-se no Projecto Barcelona All Stars, cujo objetivo é manter sempre em alto nível a marca do clube espanhol em todo o mundo. Antigas estrelas do Barcelona como Edgar Davis, Patrick Kluivert, Eric Abidal, Mendieta e Simão Sabrosa, são alguns dos nomes do Barcelona envolvidos no encontro.

 

 

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER