Comunidade

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou um Projeto de Resolução

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou um Projeto de Resolução defendendo a criação de um Centro de Documentação sobre a Emigração Portuguesa, que facilite a realização de estudos e trabalhos de investigação sobre esta importante temática.
Eis o respetivo texto:

Projeto de Resolução

Recomenda ao Governo a criação de um Centro Nacional de Documentação sobre a Emigração Portuguesa

Portugal é um País construído com base num processo migratório constante, desde há mais de 5 séculos.
De acordo com dados das Nações Unidas sabe-se que residem fora do território nacional cerca de 2,2 milhões de cidadãos que aqui nasceram, a que se somam mais de 2,5 milhões com nacionalidade portuguesa.
Por outro lado, sabe-se também que o profundo processo migratório para países da América do Sul e do Norte, África e Ásia, iniciado no século XVI, mas com especial relevância em finais do século XIX e inícios do século XX, faz com que existam nestes continentes um conjunto vasto de comunidades de lusodescendentes, que deverão envolver umas largas dezenas de milhões de cidadãos com origem portuguesa.
A tal universo tem igualmente de se juntar um grande número de portugueses que saíram de Portugal a partir da segunda metade do século XX, com destino a variadíssimos países europeus, com destaque para França, com uma significativa integração nas sociedades locais.
Tem igualmente de se ter em consideração que esta Diáspora tem sido determinante para o desenvolvimento do nosso País e para a sua afirmação externa, com um contributo político, social, económico e cultural de enorme significado para todos nós.
Porém, apesar da importância e da dimensão deste fenómeno migratório poucas são as instituições especializadas no seu estudo, não abundando igualmente os trabalhos de investigação sobre este tema.
A justificação para esta lacuna radica muito no facto de escassearem as fontes para proceder a esta análise. Algumas instituições do ensino superior e alguns municípios têm criado algumas entidades, como centros de estudos e museus locais, que reuniram diversos materiais e documentos que permitem analisar pontualmente os nossos fluxos migratórios.
Porém, continua a ser extremamente difícil aceder a imensa documentação existente em organismos oficiais de que se destaca a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, herdeira de toda a documentação do antigo Instituto da Emigração e de outras entidades, por onde é possível analisar com maior profundidade a evolução deste fenómeno.
Pensamos assim que será hoje importante proceder à criação de um centro de documentação oficial sobre a emigração portuguesa, dinamizado pela tutela política das comunidades portuguesas no Governo, que articule a sua ação com outras entidades da administração central e local, bem como instituições privadas.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, a Assembleia da República resolve recomendar ao Governo a criação de um Centro de Estudo e Documentação sobre a Emigração Portuguesa, que desejavelmente colabore com outras entidades públicas e privadas, de forma a tratar, sistematizar e disponibilizar todos os materiais e documentos históricos que permitam o acompanhamento do nosso fenómeno migratório por parte dos possíveis interessados.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER