Comunidade

Embaixador no Canadá explica rumo do país (Angop

 

Francisco Pegado

Coisas de Cá

O embaixador Extraordinário Plenipotenciário da República de Angola no Canadá, Edgar Gaspar Martins, manteve, na cidade canadiana de Ottawa, um encontro de concertação com os angolanos residentes neste país.
O encontro serviu para abordar o rumo que o país deverá seguir com a eleição do novo Presidente, João Lourenço, a 23 de Agosto último.
Após explicar a forma como se desenrolou o processo eleitoral, que culminou com a vitória do MPLA, com uma maioria qualificada, e do seu cabeça de lista, investido como Presidente da República, Edgar Gaspar Martins felicitou os angolanos pela forma ordeira e pacífica como se desenrolou a transição de poder.
“Todos devem se orgulhar por termos feito uma transição pacífica, ao contrário do que se tem passado em muitos outros países do nosso continente”, disse o diplomata angolano, tendo revelado ter sido felicitado, pelo feito, por alguns chefes de missões diplomáticas africanas no Canadá.
Informou que o combate à corrupção e as alternativas para a saída da crise económica causada pela baixa dos preços do petróleo no mercado internacional serão alguns dos pontos focais do governo do Presidente João Lourenço.
Edgar Martins adiantou que o novo Executivo vai empreender acções para a melhorar o ambiente de negócios e as condições de vida dos angolanos.
Dando sequência à intervenção do embaixador, o adido de imprensa da representação diplomática, Ladislau Silva, fez uma retrospectiva dos factos decorrentes em Angola desde a realização das eleições até ao presente momento, e procedeu a leitura da biografia do Presidente João Lourenço.
Ladislau Silva fez igualmente um resumo das relações diplomáticas entre Angola e o Canadá, tendo enfatizado o interesse revelado por este país para o incremento da cooperação com o Estado angolano, sobretudo no domínio do ensino, bem como explicou igualmente as linhas mestras de governação do Presidente João Lourenço.
As intervenções dos compatriotas presentes centraram-se na necessidade da existência de um maior apoio para as questões de formação, na entrada nos mercados de trabalho em Angola, na facilitação para as emissões de documentos nacionais, bem como no direito ao voto para os angolanos na diáspora, na necessidade das eleições autárquicas e de transmissão televisivas dos debates parlamentares. O encontro, que contou com a participação de angolanos baseados em Ottawa, Montreal, Toronto e cidades arredores, culminou com um almoço de confraternização entre os demais e os funcionários da Missão diplomática em Ottawa.

Coisas de Lá

Angola: Escritor Lopito Feijó homenageado pela Fundação Arte e Cultura (PlatinaLine)
O escritor angolano Lopito Feijó foi homenageado pela Fundação Arte e Cultura, devido o seu contributo em prol do crescimento da literatura nacional.
A acção enquadrada no primeiro aniversário do projecto “Noites de Poesia”, contou com a presença de jovens poetas que declamaram poemas da autoria do homenageado, com destaque para o livro “ Desejos de Aminata”.
O acto foi ainda marcado pela participação de Wandi Bocado, uma criança de quatro anos de idade, que declamou o poema “ Desígnio Canino”, tendo emocionado Lopito Feijó e recebido muito aplauso por parte dos presentes.
“Estou bastante feliz pelo acto, por estar a ser homenageado em vida, o que representa para mim momentos inesquecíveis e espero que gestos iguais estendam-se para outros artistas”, ressaltou.
Apelou aos jovens maior empenho, dedicação e humildade de forma a atingirem níveis elevados na arte literária.
Licenciado em Direito, Lopito Feijó, co-fundador da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) e membro da União dos Escritores Angolanos, é escritor, ensaísta e crítico literário.
O escritor publicou já as obras “Andarilho & Doutrinário”, “Doutrina”, “Corpo a Corpo”, “Rosa Cor-de-Rosa”, “Cartas de Amor”, “O Brilho do Bronze” e “Marcas da Guerra” e “Desejos de Aminata”.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER