Comunidade

Dois Canadair acionados para combate ao fogo da Pampilhosa da Serra

Dois aviões Canadair foram mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que era o fogo que mobilizava mais meios, adiantou à Lusa o comandante Carlos Pereira.

De acordo com Carlos Pereira, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), foi mobilizado também um helicóptero Kamov para o incêndio de Celorico de Basto, no distrito de Braga.

“Neste momento, temos quatro incêndios ativos: o da Pampilhosa da Serra (Coimbra), Castro Daire (Viseu), Ourém (Santarém) e Celorico de Basto (Braga). Hoje de manhã foram ativados dois Canadair para a Pampilhosa e um helicóptero Kamov foi acionado para Celorico”, adiantou.

O comandante Carlos Pereira adiantou também que não há para já aldeias em risco, nem feridos.

“No que diz respeito às estradas nacionais, não temos também notícia de que haja alguma cortada. Poderá eventualmente haver alguma municipal, mas não temos conhecimento”, disse.

Às 08:30, continuava por dominar e com quatro frentes ativas o incêndio que deflagrou na sexta-feira na localidade de Castanheira, na freguesia de Fajão-Vidual, no concelho de Pampilhosa da Serra, mobilizando 646 operacionais, com o apoio de 194 veículos.

Também a preocupar, mas já em fase de resolução, estava o incêndio que deflagrou na localidade de Amenda, freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, no concelho de Ourém. No local continuam 233 operacionais, com o apoio de 69 veículos.

Por dominar continua também o incêndio no concelho de Celorico de Basto, que também lavra desde a tarde de domingo e que contava, pela mesma hora, com 48 operacionais e 16 meios terrestres no terreno.

A Proteção Civil dava ainda conta de dois incêndios no concelho de Castro Daire, que mobilizavam duas dezenas de operacionais.

Os distritos de Coimbra e Santarém, que estão a ser afetados por incêndios, vão continuar hoje com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, disse à agência Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje está previsto tempo quente com temperaturas acima dos 30 graus Celsius em grande parte do território e com níveis de humidade relativa baixos.

“Prevê-se uma semana com temperaturas elevadas, acima do normal para o mês de outubro. Algumas regiões terão temperaturas mais baixas, mas de um modo geral grande parte do território vai ter temperaturas acima dos 30 graus, nomeadamente as regiões do interior norte e centro, interior do Alentejo e a região do Vale do Tejo (Santarém e Lisboa)”, disse.

Patrícia Gomes indicou também que, a par das temperaturas elevadas, o combate aos incêndios vai ser dificultado pelos valores da humidade relativa, que vão ser baixos durante a tarde.

“Durante a noite, os valores serão repostos junto ao litoral, porque está prevista nebulosidade em quase todos os dias”, destacou.

Segundo Patrícia Gomes, a única notícia favorável para o combate aos incêndios é a previsão de vento fraco, com pouca intensidade.

“As temperaturas vão continuar elevadas ao longo da semana. Vamos ter descidas de um/dois graus e noutros dias subida de um/dois graus. Não haverá grandes variações”, concluiu.

Por causa das temperaturas elevadas, o IPMA colocou em risco ‘máximo’ de incêndio mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real e Bragança.

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 07:00 estavam em curso sete incêndios, cinco em resolução e 20 em fase de conclusão.

Por dominar, estava o incêndio que deflagrou na sexta-feira à noite na localidade de Castanheira, na freguesia de Fajão-Vidual, no concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, com 663 operacionais e 200 veículos.

Por dominar continua também o fogo que deflagrou às 17:08 de domingo na localidade de Amenda, freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, que às 06:30 era combatido por 257 homens, apoiados por 75viaturas.

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER